Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


13/12/2016 - Estudo analisa impacto da inovação em empresa de arquitetura

A mestranda Thaíse Carolina Milbratz, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende sua dissertação nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 14 horas, na sala F-206.
 
“Impacto da aprendizagem organizacional e da inovação no desempenho de empresas de serviços de arquitetura” é o título do trabalho.
 
São membros da Banca Examinadora: Presidente- Prof. Dr. Giancarlo Gomes (FURB); Titulares -   Prof. Dr. Gérson Tontini (FURB) e Prof. Dr. Felipe Mendes Borini (USP); Suplente - Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
As empresas devem estar aptas a renovar seus conhecimentos de maneira contínua, e a aprendizagem organizacional pode ser decisiva neste processo. A habilidade em reconhecer o valor das novas informações, internas ou externas, assimilá-las, e aplicá-las com objetivos comerciais é uma capacidade fundamental para as atividades de inovação.
 
Para que uma nova ideia seja colocada em prática e resulte em sucesso no mercado é necessário que a organização consiga transferir adequadamente este conhecimento, o que exige que sua capacidade e cultura de recebimento e transmissão estejam adequadas ao tipo de inovação e ao tempo de transferência.
 
Com isso, identificar quais as melhores práticas a serem utilizadas para que a empresa esteja apta a responder rapidamente ao mercado pode melhorar o desempenho global da organização, e proporcionar vantagem competitiva diante de seus concorrentes.
Destarte, o objetivo geral deste estudo consiste em avaliar o impacto da aprendizagem organizacional e da inovação no desempenho organizacional de empresas de serviços de arquitetura.
 
As empresas de serviços incluem tanto organizações que se utilizam de conhecimento intensivo, Knowledge Intensive Business Services - KIBS, como também aquelas que trabalham de forma roteirizada. As empresas com base em conhecimento intensivo exercem papel relevante em transferir, criar e combinar o conhecimento em sistemas de inovação. São altamente inovadoras e, também facilitam a inovação em outros setores econômicos.
Conforme explicado por Blau e Mckinley (1979), os escritórios de arquitetura necessitam se atualizar constantemente, o que exige a abertura para a aprendizagem organizacional.
No intuito de atender ao objetivo geral desta pesquisa, optou-se pela realização de um estudo de abordagem quantitativa, definido quanto aos objetivos como descritivo, de corte transversal, e de método survey.
 
O tratamento dos dados se deu por meio de análise descritiva para a caracterização das empresas que compuseram a amostra e, verificação da distribuição dos dados para cada constructo da pesquisa, utilizando a análise de frequência. Posteriormente foram realizados os testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída e o modelo ajustado considerando os índices propostos pela literatura apropriada.
Por fim, foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software Smart PLS, com intuito de verificar a relação entre os construtos do modelo e testar as hipóteses.
Os achados deste estudo evidenciam uma relação positiva entre os construtos da pesquisa, exceto no que tange a relação direta entre a Aprendizagem Organizacional e o Desempenho Organizacional.
 
Identifica-se que o processo de aquisição de novos conhecimentos deriva da participação em feiras, congressos e exposições, e da realização de pesquisas internas com os próprios colaboradores afim de determinar as necessidades dos clientes.
 
Logo, os tipos de inovações geradas apresentam um menor grau inovador, ou seja, baseiam-se em pequenas inovações nas rotinas e processos, que podem alterar o resultado do serviço ofertado, mas não surpreender o mercado. Ainda assim, os resultados do desempenho organizacional demonstram que estas empresas vêm evoluindo, mesmo apresentando um baixo grau inovador.
Publicação: 13/12/2016 - 08h55 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Dezembro/2016 (alterar)

30/12/2016 20/12/2016 19/12/2016 16/12/2016 15/12/2016 14/12/2016 13/12/2016 12/12/2016 09/12/2016 08/12/2016 07/12/2016 06/12/2016 05/12/2016 02/12/2016 01/12/2016


Painel