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15/12/2016 - Mestranda de Contábeis apresenta dissertação dia 16

A mestranda Bianca Cecon, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FURB, defende dissertação nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 14 horas, na sala F-204.
 
“Grau de associação do disclosure socioambiental com o valor de mercado de empresas brasileiras de alto impacto ambiental” é o título do trabalho.
 
A banca examinadora é composta por: Prof. Dr. Nelson Hein (orientador/presidente-FURB); Profa. Dra. Adriana Kroenke (FURB); Profa. Dra. Ilse Maria Beuren (FURB); Prof. Dr. Volmir Eugênio Wilhelm (UFPR).
 
Resumo da dissertação
 
O estudo teve como objetivo geral avaliar o grau de associação do disclosure socioambiental com o valor de mercado de empresas brasileiras de alto impacto ambiental, as quais estão listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa).
 
Além disto, o estudo buscou avaliar de forma separada o grau de associação do disclosure social e do disclosure ambiental com o valor de mercado destas empresas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e predominantemente quantitativa, com uma amostra de 24 empresas da BM&FBovespa consideradas pertencentes aos setores de alto impacto ambiental pela lei nº 10.165 de dezembro de 2000.
 
O disclosure socioambiental foi mensurado por meio da métrica de Rover (2013), a qual se divide em quatro indicadores sociais e nove indicadores ambientais. Por outro lado, o valor de mercado das empresas foi calculado multiplicando o preço unitário das ações pela quantidade total de ações das organizações. Para realizar a análise foram criados rankings por meio das técnicas de jogos escalares e vetoriais.
 
Depois de realizada a construção dos rankings foi verificada a associação entre os mesmos por meio da análise de correlação de Kendall. Os achados do estudo indicam uma associação positiva do disclosure socioambiental, social e ambiental com o valor de mercado das empresas brasileiras consideradas de alto impacto ambiental. Assim, quanto maior for o nível de divulgação de questões sociais e ambientais destas empresas, mais estas tendem a apresentar-se com valores de mercado superiores frente a suas concorrentes dos setores de alto impacto ambiental.
 
Além disto, verificou-se um aumento no grau de associação do disclosure socioambiental, social e ambiental com o valor de mercado do ano de 2014 para o ano de 2015, o que sugere que o mercado está cada vez mais exigente quanto a divulgação das organizações em relação a questões que envolvam o meio ambiente e a sociedade na qual estão inseridas.
Publicação: 15/12/2016 - 14h25 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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