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06/02/2017 - Tese investiga a retenção de alunos em cursos on line

A doutoranda Vanessa Edy Dagnoni Mondini, do Programa de Pós-Graduação em Ciêncas Contábeis da FURB, defende tese nesta terça-feira, dia 7, a partir das 14 horas, na sala F-204.
 
“Relação entre fatores de aceitação da tecnologia e a retenção de alunos em cursos online”, é o título do trabalho.
 
A Banca Examinadora é composta pela Professora Dra. Maria José Carvalho de Souza Domingues (orientadora/presidente-FURB); Prof. Dr. Giancarlo Gomes (FURB); Prof. Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto (FURB); Profa. Dra. Adriana Maria Procópio de Araujo (USP-RP); Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha (UFSC).
 
RESUMO DA TESE
 
Projetos educacionais baseados em tecnologia, como é o caso dos cursos online, estão se tornando cada vez mais atraentes às Instituições de Ensino Superior (IES). No entanto, apesar da crescente oferta e demanda por cursos online, a taxa de retenção de alunos nesta modalidade é baixa.
 
Por se tratar de uma proposta educacional, cuja interação ocorre basicamente por meio da tecnologia, contribuem para o baixo índice de permanência do aluno as dificuldades relacionadas à aceitação da tecnologia empregada no curso.
 
Dessa maneira, esta tese teve, como objetivo geral, avaliar, com foco na gestão, a relação entre fatores de aceitação da tecnologia, comportamentais e técnicos e a retenção de alunos em cursos online. O paradigma epistemológico da pesquisa foi o funcionalista, e as teorias de base para a investigação empírica proposta foram as de aceitação da tecnologia, em especial a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) e o Modelo Fatores de Sucesso de Sistemas de Informação DeLone McLean (D&M).
 
Para atingir o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, realizada por meio de um levantamento com abordagem quantitativa dos dados. Participaram da pesquisa 147 estudantes de cursos online da área de contabilidade, oferecidos por uma IES privada, com as seguintes características predominantes: sexo masculino, idade média entre 30 e 40 anos, grau de instrução de especialistas e experiência anterior em cursos online. Testaram-se as relações teóricas propostas neste estudo a partir da técnica de modelagem de equações estruturais. Os fatores comportamentais investigados na pesquisa foram a expectativa de desempenho, a expectativa de esforço, a motivação hedônica e a autoeficácia, e os fatores técnicos, a qualidade do sistema e a qualidade da informação. 
 
Os resultados encontrados evidenciam que, para o público pesquisado, há uma relação positiva e estatisticamente significativa entre a retenção de alunos e os fatores comportamentais motivação hedônica e autoeficácia e o fator técnico qualidade da informação.
 
Confirmou-se uma variância explicada de 70% na intenção dos alunos de continuar o curso pelos fatores supracitados, o que indica que grande parte da explicação do construto endógeno está associada à ação dessas três variáveis independentes do modelo. Por outro lado, os fatores comportamentais expectativa de desempenho e expectativa de esforço não apresentaram relação significativa com a retenção, contrastando com suposições preconizadas na maioria dos estudos empíricos apresentados na revisão da literatura.
 
Observou-se, também, a partir dos resultados encontrados, que dois fatores comportamentais e um fator técnico se mostraram positivamente relacionados com a retenção de alunos em cursos online. Isso demonstra que os efeitos conjuntos de diferentes concepções teóricas, nesse caso, fatores comportamentais, do modelo UTAUT, e técnicos, do modelo D&M, podem ser relevantes para indicar novas possibilidades de relações não previstas nos modelos quando operacionalizados de forma isolada.
 
Ainda, quanto à teoria, o estudo possibilitou a ampliação do quadro teórico sobre estudos relacionados à aceitação da tecnologia na área educacional, com foco na retenção em cursos online sob uma perspectiva ainda pouco explorada: a da gestão da instituição de ensino.
Com relação às contribuições práticas, os resultados indicam que a relação entre a qualidade da informação e a retenção é a mais relevante entre as pesquisadas, seguida pela motivação hedônica e pela autoeficácia.
 
Da mesma forma, os resultados contribuem para o entendimento dos gestores de que a retenção dos alunos nos cursos online pode ser obtida especialmente a partir do investimento na qualidade dos conteúdos disponibilizados aos estudantes. Além disso, investimentos em sistemas com ambientes agradáveis e prazerosos de serem utilizados e em capacitações que tornem os usuários confiantes para utilizar os recursos do sistema são relevantes. 
Publicação: 06/02/2017 - 10h46 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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