Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


15/05 - “Povos Indígenas” é tema do Universidade Aberta


O Programa Universidade Aberta deste mês vai abordar o tema “Povos Indígenas e Políticas Afirmativas no Ensino Superior”. O evento ocorre nesta quinta-feira (18 de maio), a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca Universitária, Campus 1 da FURB. A mesa redonda é uma atividade gratuita e aberta à comunidade externa.

O evento pretende, a partir de experiências em diferentes âmbitos e instituições, debater desafios e possibilidades na/para a construção de tempos, espaços e lugares aos Povos Indígenas relativos a sua presença, participação e reconhecimento no Ensino Superior, por vias que respeitem e integrem seus saberes e especificidades sociais e culturais.

Com o reconhecimento da diversidade étnico-cultural na Constituição Federal de 1988 e através de intensas reivindicações dos movimentos sociais indígenas, foi assegurado aos Povos Indígenas o direito originário sobre suas terras tradicionalmente ocupadas, cultura, tradições, saberes, línguas maternas e processos de aprendizagem próprios. Este reconhecimento vem consolidando importantes avanços na legislação e na política governamental em relação aos Povos Indígenas no Brasil, principalmente nas políticas educacionais. 

No contexto regional, o Vale do Itajaí, o Povo Indígena Laklãnõ/Xokleng, detentor de uma história e cultura milenar (6 mil anos), originariamente ocupava extensões territoriais no Sul do Brasil. Atualmente aldeados na Terra Indígena (TI) Laklãnõ-Xokleng, após cerceamentos territoriais - Posto de Atração Indígena (1912); Terra Indígena Ibirama Lã Klãnõ (1926); Barragem Norte (1976- 1992) se constitui em um organismo vivo, último grupo remanescente desta etnia no planeta, que busca defender e preservar o seu território, história, cultura e projetos de vida.

O evento contará com os seguintes palestrantes: Prof. Dr. Clóvis Antonio Brighenti; Prof. Dr. Leonel Piovesana; Prof. Dra. Francis Solange Vieira Tourinho; Mestre Sandro Luckmann e Liderança Indígena Laklãnõ Xokleng. A mediação ficará a cargo de Georgia Carneiro da Fontoura, coordenadora do Núcleo de Estudos Indígenas da FURB.
 
Essa atividade está sendo organizada em parceria com o CCHC, Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento – GPEAD/PPGDR, Grupo de Pesquisa Saberes em Si – PPGE, PET-Saúde GraduaSUS, PROESDE/Licenciatura, Núcleo de Estudos Indígenas – NEI/FURB e Conselho de Missão entre os Povos Indígenas – COMIN/Leste Catarinense.
 
 
Inscrições 
Para Servidores (técnicos e docentes) FURB, inscrições disponíveis em www.furb.br/formacao
Docentes FURB e outras instituições que quiserem agendar turmas favor enviar e-mail para universidadeabertafurb@gmail.com
 
Informações: Divisão de Cultura | PROPEX | (47)3321-0399 | cultura@furb.br
Press-release: 15/05/2017 09h12 | Publicação: 15/05/2017 - 09h12 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Giovana Pietrzacka | Foto(s): Divulgação


Painel