Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


01/06/2017 - Florestal faz exposição técnica pelo Dia do Meio Ambiente


Professores e alunos (da graduação e pós – mestrandos/doutorandos) do curso de Engenharia Florestal da FURB realizarão uma exposição técnica, no próximo sábado, dia 3, entre 10 e 22 horas, no Shopping Norte, em Blumenau, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece em 5 de junho desde 1972, visando conscientizar sobre a preservação de recursos naturais e demonstrar ao público que as florestas plantadas não são inimigas, muito pelo contrário, a conservação das reservas florestais naturais, inclusive a valiosa fauna, depende justamente do fato de extrair as necessidades de madeira e celulose de florestas plantadas, bem manejadas e produtivas.
 
Serão 28 pessoas, coordenadas pelo professor Dr. Rubens Marschalek, que dentro da disciplina de Comunicação e Extensão Ruralfarão num grandioso estande uma exposição técnico-científica e interativa sobre engenharia florestal em aspectos que vão da conservação da natureza à produção florestal, importância do inventário florístico florestal de Santa Catarina, mostrar equipamentos (lupas, estereoscópio, equipamentos de combate a incêndios florestais, vídeos, etc), mostra de insetos vivos; mostra de coleção de insetos; roupas e equipamentos para escalada de árvores para coleta de sementes; coleção de sementes; xiloteca; tipos de madeiras (em painel); estimação da idade de árvores contando seus anéis de crescimento; distribuição gratuita de mudas florestais; orientações técnicas sobre o plantio de mudas florestais; esclarecimentos sobre as atividades do engenheiro florestal; análises e levantamentos usando sensoriamento remoto e imagens de satélite/fotografias aéreas, jogos e brincadeiras educativas, e muitas surpresas mais...
Segundo o professor Marschalek, as pessoas poderão passar pela exposição interativa e levar mudas florestais gratuitamente, folhetos, informações técnicas, e muita motivação e orientação.
 
-- Crianças e adultos podem conhecer o bicho-pau vivo (um inseto), podem conhecer outros interessantes insetos e vê-los em detalhe através de uma lupa eletrônica (uma espécie de microscópio), contar os anéis do tronco de árvores para descobrir sua idade. Poderão saber mais sobre um trabalho reconhecido internacionalmente, o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, que tem uma cartilha especial para crianças. As crianças poderão montar quebra-cabeças com motivos florestais, ou jogar jogo da memória, jogos de cartas, etc. Todos terão oportunidade de saber mais também sobre o Inventário Florístico Florestal de SC. As pessoas podem ver fotos de áreas rurais em 3D, descobrir a textura e a densidade de diversas madeiras nativas num belo painel, aprender a técnica correta para plantio de árvores, tudo isso e muitas outras atrações estarão disponíveis no belo estande da Engenharia Florestal da FURB”, declarou.
 
Além de tudo isso, os visitantes podem conversar com professores e alunos do curso de engenharia florestal da FURB, trocar experiências e conversas sobre os temas que cercam a importância da produção de florestas plantadas e a conservação das florestas nativas.
Ao comentar a importância desse tipo de evento,  o professor disse que a finalidade é intermediar “o Saber”, levar o conhecimento, ou seja, popularizar a ciência florestal, despertar a curiosidade, motivar as pessoas para os temas ambientais da atualidade.
 
-- O evento visa ressaltar a importância do meio ambiente, e neste contexto, especialmente o papel das árvores como fornecedoras de importante matéria prima, vital para nossas vidas. A interação entre os seres vivos e os ecossistemas. A importância da conservação ambiental será ressaltada através de jogos, equipamentos, e muito mais. Das florestas plantadas obtemos o papel que cerca nossa existência, e que vai desde folhas de papel para impressão, passa por todas as embalagens de alimentos e atinge até as sacarias de cimento, para não falar no uso direto de lenha para fornos de pizza, caldeiras, e na fabricação de móveis”, afirmou.
 

O setor florestal brasileiro é muito importante para nossa economia, e a manutenção dele depende das florestas plantadas, ou seja, depende prioritariamente dos eucaliptos e dos pinus. Pretende-se demonstrar ao público que as florestas plantadas não são nossas inimigas, muito pelo contrário, a conservação das reservas florestais naturais, inclusive a valiosa fauna.

 

Mais informações sobre o evento podem ser também acessadas aqui:
 

 

 

Publicação: 01/06/2017 - 11h20 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Junho/2017 (alterar)

30/06/2017 29/06/2017 28/06/2017 27/06/2017 26/06/2017 23/06/2017 22/06/2017 21/06/2017 20/06/2017 19/06/2017 14/06/2017 13/06/2017 09/06/2017 08/06/2017 07/06/2017 06/06/2017 05/06/2017 02/06/2017 01/06/2017


Painel