Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


06/07/2017 - Jornalismo FURB e Jornal Metas lançam especial sobre jovens


O curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e o Jornal Metas, de Gaspar, publicaram no início de julho reportagem com o tema “jovens” em um caderno especial de 24 páginas. Fruto de uma parceria firmada no início deste ano, a reportagem faz parte da atividade final da disciplina Laboratório de Escrita Jornalística Colaborativa, ministrada pelo professor Sandro Galarça aos alunos da sexta fase.
 
Durante os últimos três meses, os acadêmicos de Jornalismo produziram os textos a partir de diversos encontros de trabalho com a equipe do Jornal Metas. A escolha pelo tema juventude deu-se a partir de uma reunião de pauta, realizada na sede do jornal, em Gaspar, quando o grupo analisou uma lista com mais de dez possíveis temas para uma edição impressa.
 
-- Fizemos um debate muito produtivo em que os alunos sustentaram que seria importante questionar uma série de aspectos a respeito da juventude de nossos dias, em que todos estão conectados o tempo todo e convivem diariamente com cobranças, desafios e incertezas”, ressalta o professor Galarça.
 
Todo o processo de produção ocorreu de maneira participativa. A partir da criação de uma pasta em um ambiente colaborativo na Internet, os alunos e a equipe de jornalistas do Jornal Metas, liderada pelo coordenador de redação Alexandre Melo, mantiveram contato frequente desde a elaboração do planejamento até a execução e edição de cada uma das pautas.
 
-- De todos os cadernos especiais produzidos pelo Jornal Metas, em 17 anos de circulação, nenhum nos inspirou e ensinou mais do que este, pois despertou para outros caminhos e nos fez conhecer melhor a capacidade de quem quer o seu espaço no mercado de trabalho”, avalia Alexandre Melo.
 
A reportagem especial aborda temas como a depressão e as doenças que atingem os jovens no cenário de competitividade e velocidade das relações, drogas, sexualidade, o conflito ideológico entre as gerações, política, maternidade, futuro profissional e a tendência do empreendedorismo digital.
 
O processo de produção envolveu a utilização de uma plataforma de escrita colaborativa, por meio da qual os repórteres escreviam as matérias e eram acompanhados sistematicamente pelo professor da disciplina e pelos jornalistas diretamente da redação do Jornal Metas.
 
Além dessa metodologia, foram realizadas algumas reuniões presenciais e duas videoconferências, quando as equipes discutiam as adequações ao cronograma, o andamento das reportagens, a necessidade de fotografias e a inclusão de fontes importantes em determinadas matérias. Neste momento, a troca de informações foi fundamental para passar um feedback aos acadêmicos durante diversas etapas da produção dos textos.
 
Galarça, que coordenou o processo e teve a função de mediar as demandas dos alunos e adequá-las ao produto a ser impresso com a linha editorial do Jornal Metas, ressalta o trabalho em equipe e o tom profissional que foi impresso ao processo:
 
-- Precisávamos simular a todo o momento que estávamos em um sistema de trabalho contínuo, profissional, com um produto claramente definido. E sem esquecer da parte pedagógica, que é o aprendizado que todos os alunos vão levar desta experiência. O resultado foi excelente, materializou um esforço coletivo e colaborativo. Tenho certeza que esse momento é uma marca importante na vida do curso e dos acadêmicos de Jornalismo”, conclui o professor.
 
Com design diferenciado da Publicidade e Propaganda
 
O projeto gráfico foi elaborado pela equipe de criação da Repúblika Criatividade Aplicada, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da FURB. Layout, diagramação e produção visual estiveram sob a responsabilidade dos professores Fabrícia Durieux Zucco e Leandro Werner Ribeiro, que conduziram uma equipe de mais de dez estudantes envolvidos diretamente no processo.
 
A professora Fabrícia Zucco considera a parceria um importante passo na consolidação dos cursos de comunicação da FURB. “Por meio de ações integradas como essa estreitamos a relação com o mercado de trabalho e cumprimos com as diretrizes da própria Universidade, por meio de uma prática indissociável entre Ensino, Pesquisa e Extensão, visto que os alunos envolvidos são bolsistas e voluntários dessas áreas”, analisa.
 
Publicação: 06/07/2017 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Julho/2017 (alterar)

31/07/2017 28/07/2017 27/07/2017 26/07/2017 25/07/2017 24/07/2017 21/07/2017 19/07/2017 18/07/2017 17/07/2017 14/07/2017 13/07/2017 12/07/2017 11/07/2017 10/07/2017 07/07/2017 06/07/2017 05/07/2017 04/07/2017 03/07/2017


Painel