Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


21/09/2017 - CAPES confere nota de excelência para PPGAd e PPGCC


Mais dois programas stricto-sensu da Universidade Regional de Blumenau obtiveram nota 5, conceito máximo para cursos de excelência em nível nacional,  na avaliação quadrienal (2013-2016), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.
 
Os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) foram divulgados quarta-feira. Leia aqui.
 
Os dois programas recomendados como excelentes pela CAPES/MEC são vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da FURB: o PPGAd - Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado) e o PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração).
 
Os cursos de pós-graduação são avaliados com conceitos que variam de 3 a 7, levando em consideração a produção científica do corpo docente e discente,  a estrutura curricular do curso, a infraestrutura de pesquisa da instituição, dentre outros fatores. Nos parâmetros da CAPES, a nota 5 é atribuída a cursos de excelência em nível nacional.

Programas avaliam nota da CAPES e focam na internacionalização
 
Mestrado em Administração
 
O Programa de Mestrado em Administração da FURB foi avaliado como de nível 5, atingindo o máximo permitido no Brasil para programas de Mestrado. “Importante salientar que, na área de "Administração pública e de empresas, Ciências Contábeis e Turismo”, entre os programas de pós-graduação que tem somente o nível de mestrado acadêmico (44) , ou seja, que não tem também em conjunto o doutorado para inclusão na avaliação, nosso programa foi o único a atingindo o nível 5”, afirmou o coordenador do PPGAd, Prof. Dr. Gérson Tontini.
 
-- Verificando todas as áreas do conhecimento, os cursos que contém a pós-graduação apenas com mestrado acadêmico são um total de 1270 cursos (não incluindo mestrado profissionalizantes), apenas 7 mestrados acadêmicos conseguiram obter conceito 5. Segundo a avaliação geral, este nível foi atingido por ter obtido o conceito como Muito Bom em todos os cinco itens de avaliação:  1 – Proposta do Programa; 2 – Corpo Docente; 3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações;  4 – Produção Intelectual; 5 – Inserção Social", disse.
 
O Comitê de Avaliação coloca em seu parecer: "O Programa recebeu a nota 5 em razão de ter alcançado conceito muito bom em pelo menos quatro quesitos, incluindo os quesitos 3 e 4. O Programa apresenta uma proposta de formação discente coerente, com consistente articulação entre linhas  de  pesquisa,  projetos  e  estrutura  curricular.  O corpo docente  cumpre  todos  os  requisitos preconizados quanto à titulação, formação, experiência, estabilidade e dedicação, apresentando porém projeção de nível regional. Há adequada distribuição das atividades sob responsabilidade do corpo docente permanente, com boa proporção de financiamentos externos de projetos. Todos os docentes permanentes contribuem para as atividades na graduação. A qualificação do corpo discente e egressos, aferida pelas publicações científicas incluindo trabalhos oriundos das dissertações, é muito boa. A mediana do tempo de titulação dos discentes está muito boa para os parâmetros da área. O Programa apresenta níveis bons de produção intelectual, tanto no total dos produtos quanto nas publicações, com bom índice de publicação qualificada. A distribuição da produção entre os docentes permanentes do Programa também revela nível muito bom. A inserção social se revela significativa, com impactos sociais e econômicos e educacionais ressaltados, com impacto regional. O programa apresenta liderança regional para disseminação do conhecimento científico por meio de formação de mestres. O Programa evidencia em seu site, informações suficientes que permitem ampla visibilidade da sua atuação”.
 
-- Ao longo desses 20 anos formamos 442 mestres e 131 especialistas. Vários continuaram sua carreira acadêmica, atuando em diversas Universidades, no Brasil e no Exterior. Muitos outros continuaram suas carreiras profissionais como executivos. Eu posso dizer que qualidade e excelência são o foco e essência de nosso programa. Um dos aspectos relevantes têm sido a internacionalização. Além de cooperação com vários pesquisadores e instituições no exterior, firmamos agora em 2017 acordo de dupla-titulação com a Halmstad University. Nos dias de hoje a internacionalização, a qualidade de alunos titulados, qualidade do conhecimento produzido, e inserção social, são aspectos considerados essenciais na avaliação a que estamos submetidos pela CAPES/MEC. Temos procurado atender e superar todos os requisitos de excelência. Com o nível 5, teremos ainda mais desafios para mantê-lo. Um dos aspectos está na crescente necessidade de inserção social, na necessidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, não apenas centrando na formação de pessoas e na produção do conhecimento”, afirmou Tontini.
 
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
 
Também feliz com a  conquista, o Prof. Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto, Vice Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, disse que o programa esperava este resultado desde a última avaliação.
 
-- Trabalhamos muito para isto. Com um grupo muito coeso, dedicado e competente, conseguimos construir uma caminhada ao longo deste quadriênio 2013/2016, de modo que neste momento somos compensados e recebemos este resultado na avaliação, o que é uma distinção na área. No Brasil, considerando especificamente os Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis, a USP é a única instituição que possui conceito superior ao recebido pela FURB neste quadriênio (6). Em nossa área, a avaliação do PPGCC da FURB é equivalente ao conceito alcançado pela UNB, UFRJ, USP/RP, UFPR, UFSC e UNISINOS. Isto mostra a evolução e a excelência de nossos programas de Pós-graduação. Todos os cursos de Doutorado da FURB são conceito 5. Portanto, nossos alunos estão recebendo um ensino de excelência”, afirmou.
 
O desafio agora é a internacionalização de nossos programas, adianta o vice-coordenador:
-- Este é um critério de avaliação importante para programas de excelência. Assim, para que possamos manter este conceito e almejar o nível 6, precisamos investir em internacionalização. Aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio e a dedicação de todos que contribuíram para esta conquista. Agradecemos a gestão superior, ao CCSA, a todos os docentes que atuam no PPGCC e em especial aos nossos alunos, que trabalham diariamente sob a orientação de nossos pesquisadores para produzirem novos conhecimentos”.
Publicação: 21/09/2017 - 12h30 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Setembro/2017 (alterar)

29/09/2017 28/09/2017 27/09/2017 26/09/2017 25/09/2017 22/09/2017 21/09/2017 20/09/2017 19/09/2017 18/09/2017 15/09/2017 14/09/2017 13/09/2017 12/09/2017 11/09/2017 06/09/2017 05/09/2017 04/09/2017 01/09/2017


Painel