Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


11/09 - FURB recebe festival de cinema For Rainbow


A Universidade Regional de Blumenau recebe, de 13 a 15/09, a Mostra Itinerante de Cinema do For Rainbow com seis curtas e um média, com início das sessões às 19h no auditório da Biblioteca Universitária, campus 1.
 
O For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual é um dos mais importantes espaços de debate e difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero no Brasil, além de incentivo à cultura de paz. 
 
PROGRAMAÇÃO
 
Quarta-feira: "On my own", de Yuri Yamamoto; "Entre Lugares: A Invisibilidade do Homem Trans" e "De que Lado me Olhas".
 
Quinta –feira: "E tu tens medo de mim?", de Renata Monte; e,
 
Sexta-feira: "Receita para trazer seu amor de volta", de Andrei Bessa; "Chanson D'Amour" e "Melhor Amigo", de Allan Deberton.
 
Após as exibições haverão espaços para diálogo e também convidados para fazer a mediação dos temas após as exibições. O evento é aberto a toda comunidade e a entrada é gratuita.
 
O Cenapop – Centro Popular de Cultura e Cocidadania, idealizador e realizador do projeto, foi criado em 1986, no município de Caucaia (CE) com ações educativas visando o fortalecimento das lutas populares e a disseminação de conhecimentos da realidade sócio ambiental, cultural e histórica das comunidades excluídas. Em 2007, o CENAPOP iniciou suas atividades de promoção dos direitos LGBT, criando o “FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual”, evento que acontece anualmente em Fortaleza e tem como público predominante a juventude. Este evento tem com parceira principal a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Coordenadoria da Diversidade Sexual.
A Mostra acontece em 250 lugares de todo o Brasil.
 
SINOPSES
 
ON MY OWN
Filme inspirado na canção “On My Own”, cantada por Nikka Costa. Direção: Yuri Yamamoto (CE) Animação 3'30"
 
ENTRE LUGARES: A INVISIBILIDADE DO HOMEM TRANS
"O que seriam homens trans?" ‘Entre Lugares: a invisibilidade do homem trans’ aproxima o foco na vida deLeonardo Tenório e Luciano Palhano, dois homens – que nasceram biologicamente mulheres – que rompem com uma cultura binária ditada pelo gênero, mostrando, a partir de suas experiências, diferentes possibilidades na relação entre identidade (de gênero) e orientação sexual. Direção: Luiz Carlos Nascimento, 13 minutos, Recife, 2011
 
DE QUE LADO ME OLHAS?
Vivemos sob perspectivas alheias e, por vezes, sentimos não ter outra escolha senão deixar que esses olhares nos definam. Ao buscarmos nossas verdadeiras identidades, deixamos de pedir permissão para vivermos nossas essências. Ao colocarmos a nossa perspectiva em pauta, criamos um novo lado para que nos olhem. Em Porto Alegre, sete pessoas oferecem suas perspectivas sobre uma importante realidade desconversada. Direção: Carolina de Azevedo e Elena Sassi, 15 minutos, Rio Grande do Sul, 2014
 
E TÚ, TENS MEDO DE MIM?
O filme retrata o processo de produção da peça "Quem Tem Medo de Travesti", do coletivo artístico As Travestidas, e a história de seus membros. Além de revelar a importância do teatro como agente de transformação social e a relação de travestis e transexuais com o preconceito e a violência. Dois diretores, sete atores e um espetáculo de tirar o fôlego. Diretores: Renata Monte e Juliano de Medeiros. Duração: 38 minutos. Ano: 2015. Ceará.
 
RECEITA PARA TRAZER SEU AMOR DE VOLTA
Numa sexta-feira, uma jovem prepara uma receita para trazer a pessoa amada de volta. Essa pessoa é uma garota. De forma poética e bem humorada, o curta revela um universo encantado onde só as pessoas apaixonadas conseguem chegar. No entanto, o final revela uma forte surpresa. Será que seu amor vai voltar? Direção: Andrei Bessa. 5 minutos. Ceará. 2009.
 
CHANSON D’AMOUR
Luiza se apaixona por Clara, a guitarrista da sua nova banda e compõe uma canção de amor, mas é perseguida pelo ex-namorado de Clara. Direção: Renata Prado. 12 minutos. Rio de Janeiro. 2014.
 
O MELHOR AMIGO
Sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir à praia. Direção: Allan Deberton. 18 minutos. Ceará. 2013.
Na FURB, a mostra de cinema é uma realização da Divisão de Cultura em parceria com o Vozes Livres – Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Diversidade de Gênero e Sexualidade, a comissão do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos e o Coletivo de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros de Blumenau – LIBERDADE.
 
Acesse www.forrainbow.com.br e conheça o projeto.
 
Press-release: 11/09/2017 08h41 | Publicação: 11/09/2017 - 08h41 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Michel Ivon Imme Sabbagh/Divulgação | Foto(s): Divulgação


Painel