Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


14/09 - Universidade sedia palestra sobre Mindfulness


A psicóloga Mariana Azevedo apresenta palestra sobre Mindfulness, nesta quinta-feira (14-09), às 19 horas, no auditório do Bloco J, Campus I. Ela é especialista em Psicologia Comportamental e tem mais de 10 anos de experiência em treinamentos  e ações de desenvolvimento pessoal.
 
         O conceito de mindfulness não é preciso nem único, mas unanimemente envolve os seguintes aspectos: 1) capacidade de estar atento; 2) centrado no presente – em oposição aos pensamentos sobre acontecimentos passados ou antecipações do futuro; 3) intencionalmente – é um exercício de vontade; 4) com aceitação – reduzindo-se julgamentos e autocrítica; 5) e abertura – curiosidade para reconhecer os fenômenos mentais. (DEMARZO e CAMPAYO, 2015).
 
Sua origem é a milenar tradição meditativa das filosofias orientais e que, durante a década de 1970, foi organizada pelo professor PhD Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts, num protocolo conhecido como MSBR – Mindfulness Based Stress Reduction (traduzindo: Redução do Estresse com Base em Mindfulness). O principal objetivo de Kabat-Zinn era levar à população ocidental as técnicas que há séculos têm mostrado benefícios no oriente de forma a aliviar angústias e sofrimentos.
 
 A aplicação neste novo contexto iniciou-se na década de 1970 no ambiente hospitalar da Universidade de Massachusetts, atuando como complemento dos tratamentos médicos tradicionais.
 
Como contribuição, solicita-se a doação de 1kg ração canina ou felina que serão distribuídos para abrigos animais. Acadêmicos de graduação da FURB receberão atestados para comprovação de AACCs.
 
Press-release: 14/09/2017 08h31 | Publicação: 14/09/2017 - 08h31 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Aristheu Formiga | Foto(s): Divulgação


Painel