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ARQUIVO DE NOTÍCIAS


02/10/2017 - Idiomas sem Fronteiras avança internacionalização da FURB

A FURB deu mais um importante passo na sua política de internacionalização (PDI 2016-2020), ao aprovar no Conselho Universitário a proposta de implementação do Programa Idiomas sem Fronteiras e seu Núcleo de Línguas (NucLi-IsF), como resultado de seu credenciamento, em julho, junto ao Ministério da Educação (Edital 59/2017).
 
O principal objetivo do MEC com seu Programa Idiomas sem Fronteiras, criado em 2012, é promover a internacionalização das universidades brasileiras a partir do desenvolvimento e da capacitação da comunidade acadêmica para sua proficiência linguística em inglês e outras línguas estrangeiras, assim como formar profissionais com fluência em língua estrangeira. Leia mais na página do MEC.
 
Participaram na produção e encaminhamento da proposta ao MEC as professoras Cyntia Bailer (Departamento de Letras), Marina Borgmann da Cunha (FURB idiomas/Departamento de Letras) Rita Buzzi Rausch (direção do CCEAL) e os professores David Bilsland (Coordenadoria de Relações Internacionais) e João Natel (Reitoria). Após esse credenciamento, a FURB passa a atuar, agora, como Núcleo de Línguas (NucLi-IsF).
 
Na FURB, o credenciamento ao IsF proporcionará gratuitamente para servidores (professores e TAs) e estudantes, o curso online My English Online (MEO) , cursos regulares presenciais de inglês com carga horária de 16h, 32h, 48h e 64h (mediante resultado de nivelamento no MEO), minicursos e conversations clubs, e provas TOEFL ITP - Institutional Testing Program, futuramente para candidatos a intercâmbio.
 
Ainda neste segundo semestre, a FURB vai ofertar duas turmas presenciais de 16h/aula aos interessados, conforme calendário nacional, com inscrições em 23 de outubro, início das aulas em 20 de novembro e término em 16 de dezembro. Mas apenas poderão participar das aulas presenciais quem estiver fazendo o curso MEO.
  
Com o credenciamento recente das universidades estaduais e municipais, o Programa contava, em agosto de 2017, com 81 instituições, das quais 58 eram federais, 22 estaduais e uma municipal. A ideia é ampliar o acesso ao sistema para mais estudantes, continuar investindo em formação inicial e continuada de professores, preparando a comunidade das universidades para a internacionalização dentro e fora do país.
 
“Os próximos passos envolvem também atender professores da rede pública, em parceria com a SEB (Secretaria de Educação Básica), auxiliando em sua formação linguística, a fim de que possam preparar os futuros estudantes de nossas universidades. O Programa Idiomas sem Fronteiras tem contribuído significativamente para a valorização dos professores e para a discussão de políticas linguísticas no país”, afirma a diretora do CCEAL e relatora do processo no Consuni.
 
Para o credenciamento, a FURB se comprometeu em oferecer duas bolsas para os estudantes-professores de Língua Inglesa, isonômica com os valores praticados pela bolsa PIBIC-FURB para consolidação do Programa Idiomas sem Fronteiras até a Instituição reunir condições de pleitear bolsas com fomento externo (CAPES).
 
Para participar do edital de seleção de bolsistas, que deve ser publicado em breve, o candidato deve ser aluno de Letras da universidade e deverá comprovar nível C1 no TOEFL ITP, que pode ser aplicado pela instituição para este fim. Após aprovação, cada bolsista será responsável por ministrar 4h de aula semanais para uma turma presencial, receberá 4h semanais de formação pedagógica com a Coordenadora do NucLi-IsF e trabalhará com o planejamento das aulas bem como a divulgação do programa na universidade e comunidade externa em geral. Acompanhe também pela página no facebook.
 
“Faz-se necessário também que a universidade discuta, sistematize e tramite em todas as instâncias da universidade, uma Política Linguística Institucional da FURB no prazo máximo de seis meses (até fevereiro de 2018), para que após possa ser enviada à CAPES”, explica a professora Rita Buzzi Rausch.
 
Os resultados alcançados são tão significativos para o ensino de línguas no país que outros idiomas foram incorporados ao Programa IsF (Portaria nº 30 de 26 de janeiro de 2016) para ampliar a perspectiva dos estudantes brasileiros em relação à formação em línguas estrangeiras, expandindo o multilinguismo e fortalecendo a convicção de que “muito embora reconheçamos a importância da língua inglesa no meio acadêmico, é fundamental a oferta de outras línguas e culturas para uma ampla internacionalização das nossas universidades”, palavras da presidente do Programa Denise Martins de Abreu e Lima.
 
Dessa forma, abriu-se espaço para o alemão, o espanhol, o francês, o italiano, o japonês, além do desenvolvimento do português como língua estrangeira/adicional para divulgar a língua e a cultura brasileiras nos países parceiros do Programa. O Programa avança em articulações com instituições estrangeiras sobre acordos de reciprocidade para o ensino do português.
 
Até fevereiro de 2017, 1.235.494 vagas foram ofertadas no Brasil por meio do Programa. Foram 545.582 inscrições e 342.158 testes TOEFL corrigidos. A partir desses testes, o nível de proficiência atingido pelos estudantes participantes do Programa no TOEFL ITP foi de: 0,4% nível A1 (mais baixo); 44,5% nível A2; 30,7% nível B1; 20,9% nível B2; e 3,6% nível C1.
 
Sobre a ação voltada para a oferta de cursos de línguas a distância, há, atualmente, mais de 800 mil estudantes brasileiros com acesso à plataforma My English Online (MEO), curso de língua inglesa elaborado pela Cengage e financiado pela CAPES.
 
Em relação à oferta de cursos presenciais de língua inglesa, até 2016, 63 universidades federais possuíam o Núcleo de Línguas IsF, e contavam com o trabalho de mais de 100 especialistas em língua inglesa, entre coordenadores IsF e pedagógicos, e 400 professores em formação, responsáveis pela condução das aulas e orientados pelos coordenadores pedagógicos. O foco dos cursos presenciais do NucLi é trabalhar aspectos linguísticos que viabilizem a internacionalização e a vivência acadêmica no exterior.
 
O Programa IsF também possui um papel importante na formação de professores, uma vez que para lecionar no NucLi, o professor deve ser, preferencialmente, aluno de graduação do curso de Letras e passar por um período de residência docente, em que é acompanhado pelo Coordenadora do NucLi-IsF na FURB, profa. Cyntia Bailer.
 
Diferencial e benefícios
 
Em síntese, dentre os principais benefícios da FURB com a implementação do Programa Idiomas sem Fronteiras destacam-se:
 
a)        a formação continuada de professores e servidores da FURB com vistas à sua proficiência em língua estrangeira para atuar na universidade  contribuindo para seu processo de internacionalização.
b)        a aprendizagem em língua estrangeira dos estudantes de graduação e pós-graduação da FURB, contribuindo para os processos de intercâmbio e mobilidade estudantil;
c)         a formação de licenciandos com proficiência em língua estrangeira para atuação na Educação Básica;
d)        a convivência com pessoas de outros países estimulando a empatia, a tolerância, a solidariedade, o respeito pelo outro e a diversidade cultural;
e)        o aumento do fluxo de estudantes e professores estrangeiros, os quais trazem elementos culturais, econômicos, linguísticos, comportamentais e geográficos que enriquecem o ambiente universitário;
f)         o aumento de empregabilidade aos egressos que aderirem ao programa, dentre outros.
 
Ademais, a política de internacionalização está inserida no PDI da Universidade e faz parte das dimensões de avaliação do MEC - SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, para os cursos de graduação, bem como da CAPES para os cursos de pós-graduação. 
 
Publicação: 02/10/2017 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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