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06/10/2017 - Seminário discute jogos para o ganho em cálculos mentais

A mestranda Priscila Baumgartel, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da FURB, apresenta um seminário intitulado : Jogos didáticos como recurso de ensino para o desenvolvimento do cálculo mental, nesta terça-feira (10-10), às 9 horas, na sala I 504, Campus I.  A pesquisa foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Janaína Poffo Possamai.
 
 O trabalho em que se avalia os Jogos didáticos como recurso de ensino para o desenvolvimento do cálculo mental, busca verificar se a utilização de jogos didáticos, desenvolvidos junto a estudantes com dificuldades de aprendizagem em Matemática, auxilia no entendimento das quatro operações fundamentais com números naturais, em especial, no desenvolvimento do cálculo mental.
 
Metodologia
Para tanto foram desenvolvidas e aplicadas seis atividades, em cada uma havia o jogo na versão manual e computacional e uma problematização acerca de situações que poderiam acontecer durante o jogo. A aplicação foi realizada com 17 estudantes de uma turma do Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica – PENOA, que estudam no sexto e no sétimo ano do Ensino Fundamental.
 
Inicialmente foi realizada uma avaliação de diagnóstico e uma entrevista, como uma forma de verificar como os estudantes resolvem diferentes cálculos. Durante a execução das atividades a pesquisadora e também professora da turma, participou mediando a atividade e questionando os estudantes quanto ao processo de cálculo realizado, estimulando-os a pensar e justificar as escolhas realizadas em suas estratégias de jogo, dessa forma essa pesquisa se enquadra como uma pesquisa-ação.
 
Resultados
Como resultado dessa pesquisa,  há um caderno com as atividades desenvolvidas, que pode ser utilizado e adaptado por professores de acordo com a sua turma. Após a análise das atividades pode-se observar que os estudantes, que inicialmente utilizavam apenas o algoritmo, passaram a utilizar de algumas técnicas de cálculo mental, sendo que o momento do jogo propiciou aos estudantes um ambiente de interação, em que aconteciam trocas de conhecimentos que foram importantes para os que tinham uma maior dificuldade, entendessem e passassem a calcular mentalmente.
 
O jogo também se mostrou um recurso que possibilita romper com a resistência em relação a Matemática, permitindo que os estudantes sejam ativos, na construção do seu próprio conhecimento.
 
Publicação: 06/10/2017 - 14h58 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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