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22/11/2017 - Trabalho analisa inovação nas agências de publicidade


A mestranda Ligia Melissa Oechsler Brandt, do Programa de Pós-Graduação em Administração, defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 8 horas, na sala F-204 (campus 1).
 
“Cultura organizacional como determinante da inovação e do desempenho no setor de serviços: análise em agências de publicidade” é o título do trabalho.
 
Compõem a Banca: Presidente   Prof. Dr. Giancarlo Gomes – FURB; Titulares: Profa. Dra. Marianne Hoeltgebaum – FURB e Prof. Dr. Bruno Brandão Fischer – UNICAMP; Suplente: Profa. Dra. Adriana Kroenke – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
Uma cultura organizacional que facilite o desenvolvimento de inovações torna-se fator estratégico para que a empresa alcance seus objetivos. A cultura organizacional é necessária para efetuar mudanças nas organizações, encorajando comportamentos inovadores e empreendedores. A inovação em serviços é o resultado de novas combinações de serviços existentes, pessoas, tecnologias, e abordagens para satisfazer os atuais e potenciais clientes. As empresas de serviços incluem tanto organizações que se utilizam de conhecimento intensivo, Knowledge Intensive Business Services - KIBS, como também aquelas que trabalham de forma roteirizada. As empresas KIBS exercem papel relevante em transferir, criar e combinar o conhecimento em sistemas de inovação. São altamente inovadoras e, também facilitam a inovação em outros setores econômicos. Agências de publicidade são um segmento de empresa KIBS e tem sua essência na criatividade.
 
Desta forma, o objetivo geral deste estudo consiste analisar a influência da cultura organizacional na inovação em serviços e no desempenho organizacional em agências de publicidade. No intuito de atender ao objetivo geral desta pesquisa, optou-se pela realização de um estudo de abordagem quantitativa, definido quanto aos objetivos como descritivo, de corte transversal, e de método survey.
 
Os tratamentos dos dados se deram por meio de análise descritiva para a caracterização das empresas que compuseram a amostra e, verificação da distribuição dos dados para cada constructo da pesquisa, utilizando a análise de frequência. Posteriormente foram realizados os testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída e o modelo ajustado considerando os índices propostos pela literatura. Por fim, foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software Smart PLS, com intuito de verificar a relação entre os construtos do modelo e testar as hipóteses.
 
Os resultados evidenciam uma relação positiva entre os construtos da pesquisa, exceto no que tange a relação direta entre a Cultura Organizacional e o Desempenho Organizacional.
 
Identifica-se que as agências de publicidade possuem características de mais de um tipo de cultura, com a predominância, porém, da cultura Clã, seguida da cultura Adhocrática, conforme modelo de Cameron e Quinn (2005). Logo, o gestor tem um papel fundamental no compartilhamento de experiências e na promoção de um ambiente inovador.
 
Embora os gestores das agências de publicidade considerem suas empresas abertas a inovação, verificou-se que o investimento em novos serviços tem menor significância do que o aprimoramento de serviços já existentes.
Publicação: 22/11/2017 - 10h06 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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