Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


14/11/2017 - Três cursos produzem interface gráfica de modo colaborativo


Uma atividade interdisciplinar está envolvendo, por meio de uma situação prática, três diferentes cursos de graduação da FURB: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistemas da Informação.
 
A partir de uma demanda que nasceu na disciplina de Interação Humano-Computador, ofertada pela primeira vez no curso de Sistemas da Informação, alunos estão vivendo de modo prático a produção de uma interface gráfica de modo colaborativo para um cliente real.
 
De acordo com a professora Luciana Pereira de Araújo, responsável pela disciplina, o objetivo é fazer os alunos compreenderem como construir interfaces com boa usabilidade e que consigam se comunicar com o usuário.
 
A professora conta que a ideia de trabalhar de forma integrada com os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tem a intenção de oferecer os alunos a uma oportunidade prática, por meio de um design de interação e a partir do contato direto com os usuários. "Assim, saem do espaço teórico e vivem experiências mais ricas de construção do conhecimento", afirmou.
 
“Quando criamos este formato, pensamos em trazer alunos que seriam clientes – no caso, estudantes de Jornalismo, que desenvolvem o jornal aParte e poderiam criar uma plataforma digital para publicação na Internet”, explica Luciana. A atividade vai resultar em um site que abrigará todas as publicações do jornal aParte, Jornal Laboratório desenvolvido no sexto semestre do curso de Jornalismo, sob a responsabilidade dos professores Sandro Galarça e Roseméri Laurindo.
 
Os estudantes de Jornalismo disseram o que gostariam que fosse desenvolvido na versão digital do Jornal Laboratório, as habilidades necessárias e o perfil do conteúdo a ser trabalhado. Os alunos de publicidade, sob a supervisão do professor Leandro Werner, auxiliaram na composição estética da interface, criando a identidade visual adequada ao conteúdo jornalístico.
 
Para o professor Leandro, a integração entre os cursos é um aprendizado mútuo, em que todas as partes ganham um nível de conhecimento ímpar. “Além de todo a experiência acadêmica por trás deste processo, existe o lado humano e profissional que é desenvolvido, no qual futuros profissionais se integram com personagens de outras áreas, por meio de processos co-criativos, visando solucionarem um problema real”, explica o professor.
 
A produção da interface ficou sob a responsabilidade dos alunos de Sistemas de informação, que abordaram os “clientes”, buscando instigá-los a falarem as características necessárias para o desenvolvimento de uma interface com boa usabilidade. De acordo com a professora Luciana, a aproximação entre os clientes e os programadores torna o processo mais dinâmico por meio de um design participativo, que é colocar o cliente junto ao processo de planejamento e execução, de modo que eles se sintam mais confortáveis quando receberem a interface gráfica final.
 
Para professora, a parceria com os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda foi uma ótima experiência para os alunos, porque supre uma lacuna na formação dos estudantes de Sistemas da Informação, que é desenvolver uma interface esteticamente mais agradável e atrativa, características fundamentais para um bom produto no contexto digital.
 
A acadêmica Brenda Bittencourt, do curso de Jornalismo, acredita que a atividade é importante porque é interdisciplinar, reunindo três cursos diferentes, e acontece de maneira colaborativa. “Ao mesmo tempo que estamos falando sobre o jornal aParte para outras pessoas e explicando sobre algumas particularidades do Jornalismo, também estamos aprendendo sobre como funciona um site por dentro e por fora, além de discutir sobre layout e qual a influência das cores e das formas na atenção do leitor, sem esquecer de como ele pode navegar pelo site de forma mais prática”.
 
Para Brenda, por meio de atividades com esse propósito são ótimas para trocas ideias, expandir o campo de conhecimento, aprimorar a criatividade, além de conhecer novas pessoas, novas ideias e um pouco mais sobre os outros cursos da universidade.
Publicação: 14/11/2017 - 09h20 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Novembro/2017 (alterar)

30/11/2017 29/11/2017 28/11/2017 27/11/2017 24/11/2017 23/11/2017 22/11/2017 21/11/2017 20/11/2017 17/11/2017 16/11/2017 14/11/2017 13/11/2017 10/11/2017 09/11/2017 08/11/2017 07/11/2017 06/11/2017 01/11/2017


Painel