Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


04/12 - Arquiteto explicará conceito de Cradle to Cradle


A disciplina de Tópicos Especiais do curso de pós-graduação em Sustentabilidade: Ambientes Urbanos e Edificações realizará a palestra “Cradle to cradle: natureza como estratégia e inspiração; arquitetura do berço ao berço; edifícios como árvores, cidades como florestas", com o arquiteto urbanista Alexandre Fernandes, pioneiro no conceito Cradle to Cradle no Brasil e sócio fundador da EPEA Brasil.
 
Aberta à comunidade, a palestra é gratuita e acontece na próxima sexa-feira, dia 8, a partir das 16h30min., no auditório do bloco T, informa o prof. Dr. Amílcar Bogo. Também vale como AACCs.
 
O conceito Cradle to Cradle aplica a eco-efetividade para re-criar produtos com pegada positiva no ecossistema, para ir além da lógica de “minimizar impactos negativos”. Produtos com materiais de qualidade superior que podem ser desmontados e reciclados sem perder a qualidade num sistema produtivo circular. Inspirado no sistema produtivo da natureza, Cradle to Cradle usa a inovação para que “resíduos = nutrientes” e não exista o conceito de lixo, pois tudo vira matéria-prima para um novo ciclo de produção. Estes princípios estão detalhados no livro “Cradle to Cradle: Remaking the way we make things”, escrito pelo químico Michael Braungart e pelo arquiteto e designer William McDonough.
 
Empresas líderes em todo o mundo já usam este conceito para maximizar os efeitos positivos das suas atividades em toda a cadeia de valor, “do berço ao berço”.
 
CURRÍCULO DO PALESTRANTE
 
Alexandre Fernandes é Arquiteto Urbanista, Especialista no protocolo Cradle to Cradle® pela MBDC - McDonough and Braungart Design Chemistry, EUA, e pela EPEA Internationale Umweltforschung GmbH.
 
Master Profissional em Gestão da Ecoinovação pela Université de Versailles, França.
 
Mestre em Conforto Ambiental e Acústica na Arquitetura pela Universidade Federal de Santa Catarina.
 
Experiência profissional como professor de ateliê de projetos e consultor em confor­to ambiental e acústica
Press-release: 04/12/2017 11h43 | Publicação: 04/12/2017 - 11h43 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Michel Ivon Imme Sabbagh/Divulgação | Foto(s): Divulgação


Painel