Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


07/12 - Dissertação analisa publicidade do turismo cubano e DS


A mestranda Yanet Maria Reimondo Barrios, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau faz a defesa pública da sua dissertação no dia 11 de dezembro, a partir das 14h30min., na sala R-301.
 
“Autêntica Cuba: análise sobre a publicidade do turismo e o desenvolvimento sustentável” é o título do trabalho.
 
Compõem a Banca Examinadora: Prof. Dr. Clóvis Reis – FURB; Prof. Dr. Pablo Flôres Limberger – UNIVALI; Prof. Dr. Leonardo Brandão – FURB; Prof. Dr. Oklinger Mantovaneli Junior – FURB.
 
RESUMO DA DISSERTAÇÃO
 
O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Estudantes-Convênio de Pós-graduação – PEC-PG, da CAPES/CNPq – Brasil, e se soma aos estudos da Linha de Pesquisa “Mídia e Desenvolvimento Regional” do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau - FURB.
 
A pesquisa visou identificar as relações entre a publicidade e o turismo, analisando suas implicações para o desenvolvimento sustentável. O argumento utilizado buscou refletir sobre o assunto a partir de um caso concreto: o destino Cuba.
 
O corpus de análise foi composto por quatro campanhas de publicidade turística cubana realizadas entre 2002 e 2016. Atendendo a tais propósitos, e por meio de métodos e procedimentos de pesquisa que incluíram um levantamento bibliométrico, análise morfológica e de conteúdo, entrevistas semiestruturadas e análise documental, se conseguiu caracterizar o discurso publicitário turístico cubano e a forma em que o país foi promovido nas últimas décadas.
 
Os resultados mostraram que a imagem projetada do país no período selecionado respondeu às políticas do setor, com a diversificação do produto turístico e o aproveitamento de todo o potencial territorial como princípios norteadores.
 
Entretanto, se verificou que existe uma lacuna no que diz respeito à representação publicitária do modelo de sustentabilidade adotado pela indústria turística cubana. 
Press-release: 30/11/2017 12h37 | Publicação: 07/12/2017 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Michel Ivon Imme Sabbagh | Foto(s): Divulgação


Painel