Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


08/02/2018 - Dissertação em Educação analisa Conceito “Bildung”

Já ouviu falar no conceito alemão de Bildung? O mestrando em Educação da FURB, Kelvin Custódio Maciel, usou este conceito na sua dissertação de Mestrado que será defendida nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro.

O trabalho, orientado pelo professor Celso Kraemer, buscou discutir a educação a partir deste conceito e da noção de Cuidado de Si em Michel Foucault.

O conceito Bildung é bem antigo, vem lá no século XVIII. Este termo considera o indivíduo como um ser autônimo, esclarecido, o modelo ideal. E é neste contexto que surge a ligação com os trabalhos de Michel Foucault.

Na dissertação, Maciel visa a discutir a educação a partir do conceito alemão de Bildung e da noção de Cuidado de Si em Michel Foucault. Portanto, os objetivos específicos da pesquisa estão embasados nos seguintes pontos: contextualizar a gênese e o desenvolvimento da noção de Bildung no Idealismo Alemão; explicitar a noção de Cuidado de Si em Foucault, nas artes de governar; discutir possíveis relações da noção de Cuidado de Si com a noção de formação (Bildung) do período moderno.

“Com a ‘caixa de ferramentas’ de Foucault foi possível contribuir com as discussões sobre a história da educação e dialogar com a dinâmica do conceito de formação na atualidade”, é o que diz o resumo da dissertação.


A defesa

Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação
Dissertação:
 “Bildung (Formação) e cuidado de si: Foucault e a Educação”
Mestranda: Kelvin Custódio Maciel
Orientador: Celso Kraemer
Defesa: dia 9 de fevereiro (sexta-feira), às 10h, na Sala I-305, Campus 1, da FURB.

A defesa é aberta à participação da comunidade

Publicação: 08/02/2018 - 11h52 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Fevereiro/2018 (alterar)

28/02/2018 27/02/2018 26/02/2018 23/02/2018 22/02/2018 21/02/2018 20/02/2018 19/02/2018 15/02/2018 14/02/2018 09/02/2018 08/02/2018 07/02/2018 06/02/2018 05/02/2018 02/02/2018 01/02/2018


Painel