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04/06 - Escola de Uruará, no Pará, é tema de dissertação


Como o currículo é produzido em uma escola do município de Uruará, Pará? Este foi o foco da dissertação de Mestrado em Educação do acadêmico Claudeney Licínio Oliveira. Com orientação do professor Adolfo Ramos Lamar, o aluno produziu a pesquisa intitulada “O currículo na perspectiva decolonial: um estudo de caso de uma escola de Uruará, Pará (BR)”.

Os resultados da pesquisa serão apresentados no dia 7 de junho, quando Oliveira fará a defesa. Esta pesquisa recorreu à Teoria Crítica Decolonial. Entre os objetivos específicos estrão a discussão do currículo e a pedagogia decolonial e, a partir dos dados coletados, fazer uma análise sobre como a decolonialidade perpassa os documentos institucionais e o dizeres de uma escola de Uruará.
 
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, em que os dados analisados originaram-se de conteúdo bibliográfico/documental, entrevistas e questionários. Como resultado, observou-se que a escola segue um currículo com característica colonial, porém, as ações socioculturais, multiculturais não prescritas manifestam atitudes interculturais, aproximando-se de um currículo decolonial.
 
Mais detalhes da pesquisa podem ser conferidos na defesa marcada para quinta-feira, dia 7 de junho.
 
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação
Dissertação:
 “O currículo na perspectiva decolonial: um estudo de caso de uma escola de Uruará, Pará (BR)”
Mestrando: Claudeney Licínio Oliveira
Orientador: Adolfo Ramos Lamar
Defesa: dia 7 de junho (quinta-feira), às 14h, na Sala: I-305, Campus 1 da FURB

A defesa é aberta à participação da comunidade. 
Press-release: 25/05/2018 10h07 | Publicação: 04/06/2018 - 14h00 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Giovana Pietrzacka/Divulgação | Foto(s): Divulgação


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