Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


15/04 - Povos indígenas em debate quarta no Universidade Aberta


Dialogar sobre o contexto histórico de exclusão, preconceito e discriminação aos povos indígenas e apontar formas de mobilização e resistência. É com este objetivo que ocorre nesta quarta-feira, dia 17 de abril, a partir das 18h30min, a segunda edição do ano do projeto Universidade Aberta. Com o título “Quebrando preconceitos, construindo respeito: lutas e resistências dos povos indígenas” esta edição está sendo organizada pelo Núcleo de Estudos Indígenas (NEI) da FURB, em parceria com o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (Propex).

O foco será abordar a história, cultura e lutas dos povos indígenas Laklãnõ/Xokleng e Guarani Mbya. Estão confirmadas as presenças de Ana Roberta Uglõ Patté, que é indígena do Povo Laklãnõ/Xokleng e Rodrigo Mariano, do Povo Guarani Mbya. Ana Roberta  trabalha como assistente parlamentar em São Paulo, tratando exclusivamente das questões indígenas. Ela é formada em Licenciatura Indígena com ênfase em Direito Indígena pela Universidade Federal de Santa Catarina; Rodrigo Mariano é estudante de Direito da Universidade Federal de Santa Maria, militante da causa como primeiro indígena do Diretório Livre do Direito e do DCE da UFSM. 

Também estarão presentes Nandja Schirlei da Rocha, do povo Laklãnõ/Xokleng, estudante de Odontologia na FURB e Lucyana Marina Pepe Affonso, procuradora da República no Município de Blumenau e representante estadual da sexta câmara de coordenação e revisão do Ministério Público Federal (populações indígenas e comunidades tradicionais).

A mediadora do evento será Georgia Fontoura, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB. O evento é gratuito e aberto para a comunidade interna ou externa à universidade. 

Abaixo, acompanhe mais informações com a professora Karla Bento, da coordenação do evento. 
 
Universidade Aberta - “Quebrando preconceitos, construindo respeito: lutas e resistências dos povos indígenas”
Quando:
 17 de abril (quarta-feira)
Horário: a partir das 18h30min
Local: auditório da Biblioteca, campus 1
Inscrições gratuitas e online em: https://bit.ly/2OQG9Ct 
Servidores FURB, efetuar inscrições em: www.furb.br/formacao 
Press-release: 15/04/2019 16h59 | Publicação: 15/04/2019 - 16h59 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Texto: CMC | Foto(s): CMC

Abril/2019 (alterar)



Painel