Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


30/07/2019 - Meninas Digitais em cursos com apoio da Sênior Sistemas


Despertar o interesse de meninas em idade escolar para a área de tecnologia apresentando noções básicas de programação. Esse foi o objetivo do curso de curta duração promovido pelo projeto Meninas Digitais com apoio da empresa de tecnologia Sênior Sistemas. Em quatro dias de oficinas, as alunas tiveram a oportunidade de desenvolver jogos com a plataforma Scratch, projeto para internet das coisas (rede capaz de coletar e transmitir dados utilizando diferentes dispositivos) e um aplicativo para o sistema Android. Além disso, foram apresentadas a funcionárias da empresa, aos espaços diferenciados da Sênior e as possíveis áreas de atuação no universo da computação.
 
Para Luciana Kohler, coordenadora do projeto Meninas Digitais, professora do departamento de Sistemas e Computação da FURB, embora as alunas ainda estejam no ensino fundamental, já estão se preparando para uma formação “e, quem sabe, para entrar no mercado de trabalho nessa área”. Luciana também destaca que é muito significativa para o projeto a parceria com a Sênior Sistema, empresa referência no setor, “e, sobretudo, que apoia a entrada de mulheres nos seus quadros”, reforça a professora.
 
Durante os quatro dias de curso, realizado de 24 a 26 de julho, funcionárias da Sênior foram convidadas para participar do início das aulas, contando sua história na profissão, seu dia a dia na empresa e como entraram no mercado. “Elas foram uma verdadeira inspiração. Vieram compartilhar suas histórias e dar apoio àquelas que estão chegando”, conta Luciana.
 
Coordenadora da Universidade Corporativa da Sênior Sistemas, Raquel Sievert afirma que a diversidade de gênero traz ganhos representativos para a empresa, verificados em todas as áreas e que a mulher tem desempenhado cada vez mais um papel muito relevante nesse processo. “Hoje as mulheres estão reassumindo funções neste universo tecnológico que há muito tempo não alcançavam”, afirma Sievert.  
Publicação: 30/07/2019 - 17h57 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/FURB TV


Painel