Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


07/08 - FURB e Gaspar firmam convênio para análise de combustível


A reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola e o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall assinaram convênio nesta terça-feira, 6 de agosto, por meio do qual o Procon de Gaspar e o Instituto FURB são responsáveis a partir de agora pela análise da qualidade do combustível comercializado na cidade. 
 
Pelo convênio, o Procon de Gaspar vai fiscalizar e recolher amostras dos combustíveis e encaminhá-las ao Laboratório de Análise de Combustíveis da FURB. “Este convênio é o reflexo da qualidade que o laboratório tem prestado desde 1997, com bastante rigor e a certeza dos dados informados”, comentou o professor e coordenador do laboratório, Edésio Luiz Simionatto. 
 
Para Thiago Zardo, superintendente do Procon de Gaspar, “a partir de agora vamos poder fazer a análise da qualidade dos combustíveis, sem precisar aguardar a disponibilidade de outros órgãos e garantindo também a idoneidade do processo através dos procedimentos do Instituto FURB".
 
A qualidade do serviço oferecido pela FURB foi exaltada durante a cerimônia. “Esse convênio ressalta a credibilidade que a FURB possui, as pesquisas, os trabalhos realizados perante à comunidade”, destacou a reitora Marcia Sardá Espindola. 
 
O prefeito Kleber Wan-Dall também enalteceu o convênio com a FURB. "A parceria entre a Prefeitura de Gaspar e o Instituto FURB é de extrema importância para este projeto, pois garante a credibilidade do processo. Os laboratórios da FURB são muito bem conceituados e, além de servir para suporte do desenvolvimento acadêmico, ainda dão esse retorno para a sociedade através da prestação de serviços como este. A partir de agora, o cliente terá certeza da qualidade do combustível que está consumindo", afirmou Wan-Dall.
 
Novas possibilidades
 
O convênio com a prefeitura de Gaspar inicia um novo tempo para o Laboratório de Análise de Combustível da FURB. Até então, o laboratório era um prestador de serviço exclusivo para a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A partir deste convênio com Gaspar, o Laboratório pode prestar serviços para empresas, pessoas e outras instituições, como é o caso da Prefeitura de Gaspar. “Isso possibilita que outros municípios venham até a FURB para fazer essa análise mais criteriosa dos combustíveis ofertados em cada cidade”, declarou a reitora. 
 
O Laboratório de Análises de Combustíveis foi criado em abril de 1997, e é responsável por verificar a qualidade dos combustíveis vendidos, como gasolina, etanol e óleo diesel, em Santa Catarina e no Paraná. Por mês, em média, são analisadas 1200 amostras no local.
Publicação: 07/08/2019 - 15h41 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): Maurício Luiz Krug


Painel