Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


09/08 - Seminário do PPGDR aborda método de estudo para emancipação


Formação de si no mundo e as contradições na educação brasileira. Este foi o tema do seminário que ocorreu nesta sexta-feira, 09, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, ministrado pelo doutor em sociologia e mestre em educação, Ciro Bezerra. O pesquisador veio de Alagoas para apresentar seus dois novos livros: Sociologia do Trabalho Pedagógico e Formação Humana e Estudo e Virtude, que discutem os desafios do trabalho pedagógico e propõe um novo método de estudo através da leitura imanente, que trata da emancipação humana no estudo.
Os livros enfatizam a relação entre trabalho, educação e inovação tecnológica, além disso, ressaltam a leitura e a escrita como “atividade humana sensível” e o estudo como uma prática vinculada à criatividade humana. Bezerra também buscou explicar que o local de estudo em que uma pessoa está inserida, seja por meio de escolas estatais, privadas e confessionais, tem como objetivo reproduzir dinamicamente o campo dos sentidos e das percepções humanas, como desejos, opiniões e afetividades, ou seja, impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
 
Para o pesquisador, o atual método de ensino mais usado em sala de aula ocasiona em um clima de tensão, pressão e preocupação no aluno, que acaba se sentindo inferior intelectualmente. Esse cenário coloca o professor como uma autoridade máxima e o aluno como alguém sem a autoridade de questionar ou até compartilhar conhecimentos com quem está dando a aula. Bezerra explica que é preciso humanizar a imagem do docente para que o estudante se sinta confortável e mais aberto ao aprendizado.
 
O lançamento dos livros em Blumenau será feito na próxima quarta-feira, 14, a partir das 18h no restaurante Mina Vegan, Rua João Pessoa, 787, bairro Velha e o pesquisador permanece na Universidade até a quinta-feira, 15. 
Publicação: 09/08/2019 - 18h15 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel