Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


27/05/2020 - Estudantes de Psicologia criam podcast


Estudantes concluintes do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) estreiam nesta sexta-feira, 29 de maio, um podcast sobre vários assuntos aprendidos em sala de aula. O projeto NexoPsi passa a oferecer em áudio orientações no contexto da educação em saúde. As sete temporadas são compostas por episódios sobre psicoterapia; interfaces clínicas da psicologia; psicopatologia (depressão, ansiedade, pânico); comportamento humano (agressividade, violência, habilidades sociais); mundo do trabalho e psicologia (síndromes de Burnout, de Fadiga Crônica, aposentadoria, escolha profissional); família (conflitos intergeracionais, adoção, alienação parental, cuidados com crianças, adolescentes e idosos).  
 
Com o distanciamento social e as aulas realizadas por mediação de tecnologias a produção do NexoPsi foi uma decisão técnica para a continuidade das ações formativas do curso, diante do cenário da pandemia da Covid-19. “Como estagiários da última fase, assumimos o compromisso de uma ação vinculada ao campo teórico e técnico do curso de Psicologia”, destacou a acadêmica e uma das produtoras do podcast, Raihane Crovador.
 
A estreia acontece nesta sexta-feira (29) com o lançamento da primeira temporada, com quatro episódios disponíveis: “Apresentação”, “Psicoterapia”, “O que esperar da Psicoterapia” e “Principais abordagens da Psicologia”. A segunda temporada já está em processo de gravação e será lançada, assim como as próximas, semanalmente, sempre às quintas-feiras. “O nosso objetivo é fornecer informações no contexto de educação em saúde mental, esclarecendo dúvidas sobre psicologia para a comunidade em geral”, afirmou a aluna Isadora Vieira. Cada episódio tem cerca de 30 minutos de duração.
 
O trabalho desenvolvido pelos alunos tem a supervisão dos docentes do curso de Psicologia da FURB. A psicóloga e professora Catarina Gewehr encaminha e auxilia nas atividades do campo acadêmico, além de orientar na execução do projeto em si. “A orientação é na montagem do projeto e o acompanhamento da execução do cronograma de atividades. A supervisão técnica relaciona a convergência entre o projeto e o que se tem previsão no Conselho de Ética do Psicólogo”, comentou Catarina.
 
Para a criação da identidade visual do podcast, os estudantes tiveram a colaboração a Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da FURB, a Republika.
 
Os podcasts e outras informações do projeto estão no Instagram @podcastnexopsi. 
 
Publicação: 27/05/2020 - 17h06 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC

Maio/2020 (alterar)



Painel