Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


13/04/2021 - CAE promove atividades com foco em saúde mental


A partir de uma parceria com o curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) está desenvolvendo, neste primeiro semestre de 2021, atividades com diferentes focos para discutir a saúde mental com os estudantes.
Entre elas estão o Papo Reto, um projeto que formará grupos para discutir questões sobre a comunidade LGBTQI+ e sobre as mulheres, o ART(F)URB, que irá mesclar a arte e a saúde mental, além de ações em cursos específicos, como de Teatro e Arquitetura e Urbanismo.
 
De acordo com a psicóloga Heloísa Maria Buchele, que trabalha na CAE, essas ações e atividades foram definidas a partir das demandas apresentadas pelos estudantes da FURB nos atendimentos realizados pela coordenadoria, além das demandas identificadas por professores de diferentes cursos.
 
A parceria com o curso de Psicologia já existia através das atividades dos acadêmicos que realizam o estágio obrigatório junto da FURB e a partir do segundo semestre de 2020, ganhou força com a realização das primeiras ações do Papo Reto, que discutiu com pequenos grupos questões importantes para as mulheres e sobre transgeneridades e realizou rodas de conversa com acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde e do curso de Arquitetura e Urbanismo.
 
Papo Reto: LGBTs e Mulheres
 
Dando continuidade às atividades do projeto do Papo Reto, que iniciaram no segundo semestre de 2020 na FURB, os acadêmicos e estagiários do curso de Psicologia, em parceria com a CAE, promovem agora grupos de discussão sobre as questões da comunidade LGBTQI+, e novamente sobre as mulheres.
 
Mudando o foco da transgeneridade para todas as identificações dentro da comunidade LGBTQI+, o ‘’Papo Reto: LGBTs’’ convida os e as estudantes da FURB para participar das conversas e das dinâmicas reflexivas programadas para os encontros. O grupo também procura criar um espaço de acolhimento, escuta e apoio psicológico para quem precisar. 
Já o “Papo Reto: Entre Mulheres – Diálogos que libertam”, de acordo com Josiele Bené Lahorgue, professora do curso de Psicologia envolvida na organização das atividades, tem “a proposta de criar um grupo reflexivo de mulheres com temáticas variadas que permeiam as vivências do cotidiano das mulheres”. Os encontros acontecerão a cada quinze dias, a partir do dia 14 de abril, entre as 19h e 21h. A primeira temática de discussão deste grupo será “Mulheres na contemporaneidade”.
 
O grupo sobre LGBTs terá encontros às quartas-feiras, das 17h30 e às 18h30. Todos os encontros dos projetos do Papo Reto serão realizados de forma remota, através da plataforma do Microsoft Teams. Os interessados em participar de algum dos grupos podem realizar a inscrição através do Instagram da CAE (@caefurb). Os organizadores do evento sugerem que os participantes tenham acesso à câmera e ao microfone para participar das interações.
 
ART(F)URB
 
O “ART(F)URB: EXPERIÊNCIA NA UNIVER-CIDADE” é o projeto inédito desenvolvido também através da parceria entre a Coordenadoria de Assuntos Estudantis e o curso de psicologia da FURB. A proposta é mesclar a arte, como o grafite, a fotografia e o rap, com a saúde mental e discussões sobre a arte urbana.
 
“As artes que são praticadas nos espaços urbanos nos trazem perspectivas interessantes pra gente problematizar a nossa relação com o mundo, entre eu e o outro, sobre a responsabilização pelas nossas escolhas, a ocupação do espaço urbano, a circulação na cidade, e a relação entre cidade e política. E a partir dos questionamentos que essa arte nos convoca a pensar, o objetivo do grupo é que a gente pense as nossas relações com nós mesmos e com o outro”, explica o professor Renan de Vita Alves de Brito, envolvido na organização do projeto.
 
Os interessados em participar, conforme reforça o professor, não precisam ter nenhum conhecimento artístico anterior ou preocupar-se com a aquisição de materiais para as oficinas artísticas, pois serão fornecidos nas oficinas. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail alicen@furb.br. Serão formados dois grupos do ART(F)URB, um com encontros às segundas e outro às sextas-feiras. As atividades serão realizadas de forma presencial, na FURB, de forma quinzenal, entre as 14h e 17h .
 
Atendimentos
 
A Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), além dessas atividades em grupo promovidas em parceria com o curso de Psicologia, realiza o acolhimento psicológico individual dos alunos da FURB. Esses atendimentos são pontuais, e tem como objetivo que, junto do estudante, sejam pensadas estratégias a serem seguidas, e onde são passadas orientações básicas sobre os problemas enfrentados. “Sempre que for necessária a realização de acompanhamento psicoterapêutico, um acompanhamento mais prolongado e profundo, o estudante é encaminhado para um serviço externo à universidade”, explica a psicóloga da CAE Heloísa Maria Buchele.
 
Para ter acesso a esse acolhimento psicológico, o estudante pode procurar a CAE através do e-mail cae@furb.br, WhatsApp de número (47) 3321-0307 ou presencialmente, ou entrar em contato com algum professor ou coordenação de curso para ser encaminhado à coordenadoria. Atualmente esses atendimentos estão acontecendo de forma presencial ou remota, de acordo com a preferência do estudante. 
Publicação: 13/04/2021 - 16h05 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo/Isabella Cremer | Foto(s): CMC


Painel