Facebook Twitter Imprimir

NOTÍCIAS


21/12/2018 - CAPES aprova Mestrado em Biodiversidade na FURB

A FURB encerra 2018 com a aprovação de mais um Mestrado. Depois da conquista do Doutorado em Educação, nesta quinta-feira, 20 de dezembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), anunciou a aprovação do Mestrado em Biodiversidade.

O professor André Luís de Gasper, do Curso de Ciências Biológicas, e um dos organizadores do estudo deste mestrado lembra que em Santa Catarina há apenas duas ofertas nesta área, todas em Florianópolis. “Nesses dois casos, as áreas de atuação são em Botânica e Ecologia. O Mestrado aqui da FURB vai contemplar estes e mais outras duas áreas: zoologia e os usos da biodiversidade”, lembra.

O uso da biodiversidade, segundo Gasper, é uma das inovações da área, pois envolve outras áreas do conhecimento como florestal e farmácia, por exemplo. “A farmácia vai procurar moléculas em plantas para produzir remédios e a florestal vai estudar insetos para combater plantas invasoras”, exemplifica. Esta conquista vem no ano em que o Curso de Ciências Biológicas comemora 50 anos de existência.

Como a aprovação ocorreu no final de ano, um dia antes do encerramento das atividades na FURB, a discussão sobre a oferta da primeira turma será feita apenas a partir de fevereiro, com a nova reitoria da Universidade, que assume em primeiro de fevereiro.
 
Líder no CPC 2017
O  Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciam nesta semana os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2017 e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2017. 
 
Dentre os cursos de Ciências Biológicas, modalidade Bacharelado, de Santa Catarina, o curso ofertado pela FURB atingiu o maior valor no CPC (3,3476 no escore contínuo). O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas também ficou muito bem, com nota 4 no CPC.
 
Press-release: 21/12/2018 09h16 | Publicação: 21/12/2018 - 09h16 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Texto: Giovana Pietrzacka | Foto(s): Divulgação


Painel