Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


05/06/2019 - Centro de Ciências Exatas e Naturais

O Centro de Ciências Exatas e Naturais participa do Seleção FURB com vagas nos cursos de Ciência da Computação e Ciências Biológicas. Confira entrevista com o diretor do CCEN, Roberto Heinzle, sobre as vantagens de estudar na FURB e veja vídeo abaixo.
 
Por que o senhor indica os cursos de seu centro para o Seleção 2019/2?
 
Eu indico os dois cursos em razão do seu alto nível de qualidade. Isto pode ser comprovado pelos resultados alcançados na última edição da avaliação do Enade, quando tanto o curso e Ciências Biológicas como o curso de Ciência da Computação alcançaram o conceito 4. O nosso quadro de professores é altamente qualificado, majoritariamente formado por mestres e doutores. No caso do curso de Ciências Biológicas, estes professores doutores atuam também em programas de Pós-Graduação da Instituição, em especial no mestrado em Biodiversidade. Já quanto ao curso de Ciência da Computação, deve-se registrar que  ele tem 40 anos de história no ensino de Computação e Informática sendo, certamente, um dos protagonistas pela transformação de Blumenau no atual pólo da indústria nacional de  software.
 
Quais as oportunidades que um estudante encontrará nos cursos de seu centro, como diferenciais em relação a outras instituições?
 
Eu destacaria o contato deles com professores qualificados que atuam em pesquisa, extensão e no mercado de trabalho, além da infraestrutura disponível. Há um grande número de laboratórios e ambientes de ensino-aprendizagem para as aulas práticas. No caso do curso de Ciências Biológicas, posso citar os laboratórios de bioquímica, microbiologia, fisiologia, genética, botânica, zoologia e química. Ao se envolverem em projetos de pesquisa e extensão, terão contato ainda com outros ambientes como os laboratórios de taxidermia e micorrizas, as coleções biológicas, o Projeto Bugio, etc. Já no caso do curso de Ciência da Computação eu destaco ainda intensa relação do curso com o mercado de trabalho local. Assim, os estudantes tem oportunidades de realizar estágio já a partir das fases inicias do curso.
 
Quais as tendências e expectativas para os próximos anos em relação às profissões relacionadas aos cursos do centro?
 
Para os egressos do curso de Ciências Biológicas, devemos destacar que o Brasil é um país com inúmeros biomas, havendo ainda enormes desafios para caracterizar essa imensa biodiversidade, entender os efeitos das ações do homem e planejar as melhores maneiras de garantir às gerações futuras o acesso aos seus serviços. Já para os cientistas da computação, o mercado de trabalho está relacionado a um mundo que se torna cada vez mais digital. Os dispositivos computacionais ocupam destacado papel em nosso cotidiano trazendo a tecnologia ao alcance e a serviço de todos. Nossa região sempre teve destacado papel de inovação e o mercado continua em ebulição, oferecendo continuamente muitas vagas, garantindo empregabilidade e oportunidades para empreender.
 
O edital para ingresso por histórico escolar pode ser lido clicando aqui e pelo boletim de desempenho no Enem clicando aqui.
 

Para as inscrições, a FURB atende das 9 às 20 horas, ininterruptamente, no bloco A do campus 1, na rua Antônio da Veiga. Para tirar dúvidas por telefone, está disponível o número 47 33210290, por email: dra@furb.br ou pela fanpage www.facebook.com/furboficial

 
Veja abaixo o vídeo feito pela FURB TV com o diretor do CCEN e com os coordenadores dos cursos que participam do Seleção FURB.
Publicação: 05/06/2019 - 16h21 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/CCM


Painel