Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


24/05/2019 - Curso de Moda reedita concurso de traje típico para a Oktoberfest


Pelo segundo ano consecutivo, os trajes típicos que serão usados pela rainha e princesa da maior festa alemã das Américas – a Oktoberfest de Blumenau – terão a assinatura da FURB. O Curso de Moda está reeditando o concurso que vai escolher os melhores croquis. Alunos matriculados na universidade e que estejam em qualquer fase do curso podem participar.
 
A reedição do concurso foi lançada na noite desta quarta-feira, 22 de maio, com a presença da rainha e princesas da 35ª Oktoberfest. Elas vieram à Universidade a convite da professora Marcia Bronnemann, idealizadora do certame, para conversar com os alunos e explicar as peculiaridades da função que exercem.
 

 

“Elas vieram vestidas com as peças do ano passado para que os alunos pudessem sentir o tecido, ver os bordados e entender a funcionalidade. Por que a peça precisa ser leve, fácil de vestir e que não amassa. A realeza tem um ritmo de viagens e visitas muito grande e a roupa precisa estar de acordo com este ritmo”, explicou a professora.
 
No encontro desta quarta-feira, a aluna vencedora do concurso do ano passado, Liandra Weinrich – agora cursando a sétima fase de Moda - também esteve presente. O traje elaborado por ela foi escolhido por meio de votação popular. Ao todo foram 36.703 votos e ela recebeu 57,33%. A peça foi inspirada nas cores da bandeira da Alemanha e da logomarca do evento. 
 
Consolidando a tradição, a rainha veste um vestido vermelho e uma camisa de renda branca vazada. A saia é composta por três camadas, sendo que a última se coloca como um avental invertido, um elemento marcante das roupas germânicas. As princesas têm vestidos em verde, preto e dourado, com decote mais aprofundado, sem gola e cinta amarrada na lateral da cintura.
 
Liandra fez parte de uma equipe de cerca de 130 alunos do curso de moda da FURB do primeiro concurso. Na época, três trajes previamente selecionados participaram da votação popular que elegeu aquele que seria usado pela realeza na 35ª Oktoberfest. A proposta dela foi vencedora.
 
Para este ano, o concurso está sendo organizado pelo curso de Moda em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda, por meio da Agência Repúblika. Foi a agência que criou a nova logomarca do concurso, denominando-o de Edelweiss, uma referência à flor nativa da Europa, cujo nome tem significado germânico: Edel (nobre), Weiss (branco), ou seja, branco nobre ou branco precioso.
 
Para o concurso, os  acadêmicos de Moda que queiram participar precisam elaborar três croquis, sendo um para rainha e outros dois para as princesas. O prazo para entrega é até o final do semestre letivo , diretamente com a professora Marcia Bronnemann.
Publicação: 24/05/2019 - 17h35 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): Márcia Bronnemann

Maio/2019 (alterar)



Painel