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03/09/2015 - Dissertação analisa indicadores para ecodesenvolvimento

O mestrando Dimas Eduardo Barros Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB,  faz a defesa pública da dissertação  no dia 04/09, a partir das 9h30min., na sala S-209.
 
O trabalho tem como título "Percepção, Criatividade e Ecoformação como indicador Sistêmico para a Construção do Ecodesenvolvimento".
 
Compõem a Banca Examinadora: Profa. Dra. Cristiane Mansur de Moraes Souza (FURB- Presidente); Prof. Dr. Marcus Polette (Univali); Prof. Dr. Carlos Alberto C. Sampaio (FURB); Profa. Dra. Luciana Butzke (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
O bairro Ribeirão Fresco, localizado no município de Blumenau – SC, devido a sua geografia física e suas características históricas tem demonstrado um avanço populacional desordenado em  áreas  de  vulnerabilidade  ambiental.  Atualmente,  esta  localidade  apresenta  crescentes ocupações irregulares e mudanças significativas na paisagem, causando sérios problemas aos seus geossistemas.
 
Neste sentido, iniciou-se uma pesquisa com estudantes da Escola Básica Municipal Pastor Faulhaber pela hipótese de ser um laboratório para a  construção de um sistema de valores sustentáveis focados no ecodesenvolvimento.
 
O objetivo deste trabalho é investigar  o  uso  do  trinômio  sistêmico  –  percepção,  criatividade  e  ecoformação  como indicador de ecodesenvolvimento, a fim de se construir um Projeto Político Pedagógico que possa promover cenários prospectivos favoráveis ao ecodesenvolvimento.
 
A metodologia do trabalho  consiste  numa  pesquisa  exploratória  e  descritiva  quanto  ao  objetivo  e  quali-quantitativa em relação ao processo. A coleta de dados ocorreu a partir da E.B.M. Pastor Faulhaber, da Prefeitura Municipal de Blumenau, de uma pesquisa de campo interdisciplinar da  FURB  e  dados  do  Programa  Novos  Talentos  FURB  (PNT-  FURB)  -  Subprojeto  –Educação para o ecodesenvolvimento com enfoque interdisciplinar.
 
O trabalho baseou-se em teorias  do  ecodesenvolvimento,  interdisciplinaridade,  complexidade  e  sistemas complexos: planejamento,  dinâmicas  territoriais  e  políticas  públicas,  além  de  teorias  e  práticas  do Subprojeto  Novos  Talentos  da  FURB  e  de  uma  Escola  Criativa.
 
Os  resultados  obtidos apontam que a  partir  da  criatividade,  percepção e  ecoformação modificou-se  a  percepção ambiental dos estudantes do 3º e 4º ano da referida escola. Foi ainda possível planejar ações(eco)sustentáveis para relação aos problemas ambientais locais, traduzidas em diretrizes para o Plano Político Pedagógico (PPP) da Escola Pastor Faulhaber.
 
Concluiu-se que, percepção, criatividade  e ecoformação foram definidos como indicadores sistêmicos importantes para modificação da percepção ambiental de estudantes de anos finais do ensino básico e podem influenciar  na  educação  para  a  ecocidadania  e  elaboração  de  cenários  prospectivos favoráveis ao ecodesenvolvimento.
Publicação: 03/09/2015 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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