Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


17/12/2014 - Dissertação relaciona inovação de produto e competitividade


A mestranda Carolina Klein Padilha, do Programa de Pós-graduação em Administração da FURB, defende nesta quinta-feira (18-12), às 14 horas, na sala C 108 no Campus I,  a dissertação intitulada Influência da Cultura de Inovação no Desempenho em Inovação de Produtos e Processos: Estudo na Indústria Têxtil do Vale do Itajaí – SC. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr.Giancarlo Gomes.
  
As organizações têm utilizado inovações de produto e processo a fim de lidar com a concorrência e buscar competitividade (ZHUANG; WILLIAMSON; CARTER, 1999). É implícito na literatura que um dos fatores que podem estimular a propensão para se inovar é a cultura organizacional (MARTINS; TERBLANCHE, 2003; TUSHMAN; O'REILLY, 1997). Decorrente da importância crescente da inovação nos contextos empresariais e da busca por vantagens competitivas diferenciadas, uma cultura organizacional que facilite o desenvolvimento de inovações torna-se fator estratégico para que a empresa alcance seus objetivos (JAMROG; OVERHOLT, 2004).
 
A relação entre cultura de inovação e desempenho dos resultados é pertinente porque a inovação pode ser expressa por meio de comportamentos que geram novas ideias, produtos ou serviços (MARTINS; TERBLANCHE, 2003). Sendo assim, é conveniente estudar a relação entre cultura organizacional e inovação, analisando os determinantes da cultura de inovação presentes nas organizações e sua influência no desempenho em inovação de produtos e processos na indústria têxtil do Vale do Itajaí – SC. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral analisar a influência da cultura de inovação no desempenho em inovação de produtos e processos na indústria têxtil do Vale do Itajaí - SC.
 
Metodologia
O estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva e causal. Quanto aos procedimentos a pesquisa foi de levantamento, com abordagem quantitativa. A definição da amostra foi intencional, por conveniência, baseando-se nos objetivos da pesquisa. A amostra compreendeu 287 respondentes divididos em oito organizações.
 
O instrumento de coleta de dados foi composto por dois blocos, no primeiro constaram as questões relativas às dimensões da cultura de inovação – estratégia, estrutura, mecanismos de suporte, comportamentos que estimulam a inovação, e comunicação. No segundo bloco as questões relativas ao desempenho em inovação de produtos e processos. Os dados foram examinados por meio de análise descritiva, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais.
 
Resultados
Os resultados do estudo mostraram forte relação positiva entre a cultura de inovação e o desempenho em inovação de produtos e processos. As dimensões da cultura de inovação mais presentes na indústria têxtil do Vale do Itajaí - SC foram Comportamentos que Estimulam a Inovação, Estrutura e Mecanismos de Suporte. Constatou- que a cultura de inovação tem maior influência na dimensão Processo do que na dimensão Produto. Concluiu-se que o tamanho da organização não tem influência no desempenho em inovação de produtos e processos na indústria têxtil.
 
Para trabalhos futuros sugere-se a realização em outro tipo de indústria ou região do Brasil, para que seja possível fazer comparações entre as mesmas, assim como a realização de um estudo qualitativo a respeito do tema, a ser desenvolvido com os gestores das organizações.
 
 
Publicação: 17/12/2014 - 10h22 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Dezembro/2014 (alterar)

19/12/2014 18/12/2014 17/12/2014 16/12/2014 15/12/2014 12/12/2014 11/12/2014 10/12/2014 09/12/2014 08/12/2014 05/12/2014 04/12/2014 03/12/2014 02/12/2014 01/12/2014


Painel