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24/02/2015 - Dissertação revela memórias de alunos dos anos 60 em Rodeio


Mestranda em Educação da Universidade Regional de Blumenau, Luciana Fiamonci defende sua dissertação na próxima sexta-feira (27 de fevereiro), a partir das 9h, na sala I-305 do bloco I (campus 1).
 
O título da dissertação é “Campo e escola multisseriada: dinâmica da memória na narrativa de estudantes da década de 60”, orientada pelo prof. Dr. Celso Kraemer. Compõem a banca, ainda, as professoras Dras. Maria Bernardete Ramos Flores (UFSC) e Maristela Pereira Fritzen e Otília Lisete de Oliveira Martins Heinig (FURB).
 
O trabalho situa-se na linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais e tem como objetivo compreender a dinâmica da memória nas narrativas sobre as vivências em uma escola multisseriada, em área rural, na década de 60.
 
A pesquisa é de caráter qualitativo e baseia-se na análise hermenêutica de Paul Ricoeur. Os dados analisados foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas com 11 sujeitos que estudaram na referida escola, situada no interior da cidade de Rodeio (SC).
 
A partir das narrativas, a mestrande analisou as ressignificações e compreensões dos sujeitos acerca do ambiente de casa, dos caminhos percorridos e da escola multisseriada. "Para os sujeitos que, hoje adultos, narram fatos de sua infância, a escola era um lugar no qual podiam conviver com os colegas, viver sua infância e fazer suas traquinagens. O ambiente rural, pelo contrário, aparece em suas narrativas atuais como o local no qual eram submetidos ao trabalho, sendo a rigidez na educação recebida dos pais uma constante em suas falas”, afirma a pesquisadora.
 
Segundo Fiamoncini, apesar da aplicação de mecanismos disciplinares rigorosos, a escola é lembrada com nostalgia pelos sujeitos. “Porém, não é a instituição escolar e seu funcionamento (aula, currículo, disciplina) que mais aparece nas falas dos sujeitos, mas as relações sociais proporcionadas pela ida à escola, a convivência entre seus iguais”, explica.
 
As falas dos sujeitos acerca das três espacialidades foram analisadas à luz de Paul Ricoeur e Michel Foucault. Também foram utilizados autores que trabalham com a noção de corpo, escola e educação.  
Publicação: 24/02/2015 - 10h44 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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