Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


28/05/2019 - Economia Criativa ganha impulso em I Encontro de SC


No dia 22 de maio aconteceu em Blumenau o I Encontro de Economia Criativa do Vale do Itajaí, uma realização da FURB e SC Criativa. Com o grande auditório do Teatro Carlos Gomes lotado, com mais de 800 pessoas, o evento marcou a ebulição da criatividade na região.
 
Segundo a coordenadora de Comunicação e Marketing da FURB, Fernanda Ostetto, “nós temos três agentes importantes: academia, governo e a iniciativa privada, que são parceiros que se uniram pra fazer esse projeto acontecer.’’ Ela comenta que a universidade tem esse papel de ir além do ensino: “essas provocações, acompanhando as  tendências, todo esse debate, é papel sim de uma universidade. E é isso que nós estamos falando nos 55 anos de FURB. Que ser universidade é muito mais que sala de aula.’’
 
O co-fundador do SC Criativa, Marlon Souza, diz que esta é uma grande semente do que eles querem plantar com o movimento criativo: as pessoas se conhecem, interagem e fazem as coisas acontecerem para todas. ‘’Esse evento não é de game, de audiovisual, não é de moda. É de todo mundo que participou. Essa é a ideia do nosso movimento SC Criativa.’’
 
Esse primeiro encontro teve palestrantes convidados de São Paulo que abordaram o tema “Turma da Mônica e Economia Criativa”, dois dos principais líderes da Mauricio de Sousa Produções, Rodrigo Paiva e Bruno Honda. “Estou há oito anos estudando e eu ainda não consegui entender o segredo, entender o porquê nós brasileiros somos tão apaixonados por esses personagens’’, diz Bruno, com alguns palpites: “eles são personagens muito humanos, que a gente se reconhece, se identifica rapidamente. O Maurício sempre conta as histórias que levam muito amor, do jeito que ele sempre fala e de uma maneira contundente, ao longo de seis décadas. Eu sou apaixonado, sou fã e garanto que 200 milhões de brasileiros são também.’’
 
Bruno Honda é responsável pelo Departamento de Design na Mauricio de Sousa Produções. Já Rodrigo trabalha há 20 anos na empresa e é diretor de Licenciamento, responsável por 24 categorias de produtos, com mais de 3 mil itens. “O que o Maurício nos coloca é que o personagem tem que corresponder à verdade, ter elementos no personagem que as pessoas se reconheçam. Quando ele criou os personagens, foi através da sensibilidade dele de perceber os seus amigos da rua, os seus dez filhos” explica o diretor.

Foram mais de 400 personagens criados pelo cartunista e escritor brasileiro em 60 anos de Turma da Mônica. Rodrigo complementa que “cada um tem uma particularidade: é uma menina brigona, uma pessoa gulosa, é o garoto que não gosta de tomar banho. Eu acho que a Turma da Mônica te pega por isso, que você se reconhece nela.’’ afirma Rodrigo Paiva.
 
A  Mauricio de Sousa Produções é uma empresa que se tornou um dos maiores negócios de entretenimento do país e serve de inspiração para o desenvolvimento de um novo ecossistema criativo no Vale do Itajaí. “Nós tivemos vários voluntários que se reuniram para produzir esse evento em Blumenau. Se não fossem eles não teria acontecido“, conta Aline Belli, uma das idealizadoras do SC Criativa. “Foram mais de 800 pessoas presentes no primeiro evento. Isso mostra que a gente tem uma força muito grande em todos os setores”, avaliou.
 
O movimento colaborativo SC Criativa começou no final do ano passado e, para a realização deste primeiro evento, contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Após a palestra, o Salão Centenário do Teatro Carlos Gomes foi palco para a integração de organizações da cadeia criativa da cidade unindo as áreas de games, artes, animação, entre outros. Tudo isso com exposições e muita interação, com o objetivo  de desenvolver parcerias e fortalecer a economia criativa do estado. Um novo evento está previsto para julho.

A FURB TV acompanhou o evento. Acompanhe no vídeo abaixo.
Publicação: 28/05/2019 - 09h17 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): Samuel de Oliveira

Maio/2019 (alterar)



Painel