Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


18/06/2019 - Egressa de História fala sobre ensino em escola privada

“Vivências do Ensino de História em uma Escola Particular”. Este é o tema da palestra desta quarta-feira, 19 de junho, a partir das 19h, na Sala I-305, campus I da FURB, proferida pela professora Vanessa Nicoceli Bull , da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS).
 
A palestrante é convidada pelo Centro de Memória Oral e Pesquisa (Cemope) e o Laboratório de Didática da História (LADIH),  da FURB. Graudou-se  em História pela Universidade Regional de Blumenau (2009), com monografia na temática de História do Vale do Itajaí e concluiu  mestrado pelo Programa de Pós-graduação em História, na Universidade Federal do Paraná (2014). 
 
Vanessa Bull atualmente  é professora de História dos anos finais do ensino fundamental no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, de Porto Alegre (RS) e cursa o Mestrado Profissional em Ensino de História na UFRGS. A coordenadora do Cemope, professora doutora Cristina Ferreira, ressalta que a palestra da egressa da FURB vem complementar um debate iniciado na Semana Acadêmica de História, no mês de maio, sobre o ensino em escolas particulares, diferente dos estabelecimento públicos.
 
"Trata-se de uma abordagem diferente. Além das questões salariais, que normalmente ficam mais evidenciadas entre os professores de escolas públicas e privadas, há uma atuação de maior cobrança pelas direções de escola, com universo completamente diferente", destacou a professora Cristina Ferreira.
 
Ela sublinha o perfil da palestrante para a abordagem do tema, por ter sido do curso de História da FURB, que é uma licenciatura, e também por ter sido pesquisadora na instituição, com  trajetória que hoje envolve dois mestrados, dedicando-se com prioridade ao ensino. "Isso é muito importante para formarmos nossos profissionais para o ensino fundamental e médio, para consciência crítica sobre a realidade da história e atualidadE política brasileira. Será uma grande contribuição", antecipou, convidando a todos interessados em metodologias de ensino.
Publicação: 18/06/2019 - 14h12 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel