Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


28/10/2019 - Equipe feminina de natação termina JUBs em terceiro


A equipe de natação da FURB formada pelas atletas Daiane Murcheski, Julia Volkmann, Renata Salamoni e Rebeca Theis ficou em terceiro lugar na prova de revezamento 4X100 nos Jogos  Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Salvador, BA. A posição também rendeu à Universidade de Blumenau o terceiro lugar na classificação geral por gênero.
 
As competições em 13 modalidades iniciaram no dia 22 de outubro e encerram nesta segunda-feira, 28. A Arena Aquática Salvador foi o palco oficial das provas de natação e recebeu três dias de intensas disputas nas águas da Piscina Olímpica da Bahia. Os alunos-atletas das 27 delegações participantes desta edição do JUBs disputaram 39 provas nos diferentes estilos da modalidade: livre, medley, peito, borboleta, costas e os revezamentos 4×100.
 
Resultado por equipes
 
O último dia de provas da natação definiu os cinco primeiros colocados no quadro geral de pontuação, além de definir as equipes campeãs da modalidade, tanto no feminino como no masculino. A UNIP-SP foi a campeã da modalidade, somando 671,50 pontos. Foram mais de 500 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, a equipe UNINASSAU-PE, com 142,00 pts. Em 3º lugar ficou a equipe do UNICESUMAR-PR, com 103 pontos; em seguida, na 4ª colocação a UNISUL-SC com 80 pontos; e na 5ª posição, a CEUB-DF com 67 pontos.
 
FURB é terceira na classificação por gênero
 
Com a finalização da disputa por medalhas é chegada a hora de conhecer os campeões da modalidade por Instituição de Ensino Superior (IES), os índices de classificação são separados por gênero, o que permite verificar a excelência dos homens e das mulheres em diferentes modalidades.
 
Na pontuação geral feminina as três primeiras colocações expõem a superioridade feminina em relação às mesmas colocações do masculino. Em terceiro lugar ficou a FURB-SC com 66 pontos, uma diferença de 8 pontos para o 3º colocado no masculino, a UNICESUMAR-PR. Na segunda colocação do quadro feminino ficou a UNINASSAU-PE com 96 pontos, uma vantagem de 18 pontos para a equipe masculina da UNISUL-SC que ocupa o segundo lugar. Já 115,50 pontos separam as meninas da UNIP-SP dos meninos da mesma equipe. A excelência dos paulistas no quadro geral da Natação se deve em grande parte às nadadoras da equipe. Com um total de 393,50 pontos contra 278 pontos, as alunas-atletas da Universidade Paulista, escrevem seu nome na história do JUBs, de acordo com o informado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).
 
"Competições nacionais sempre muito difíceis, pois envolvem os melhores atletas universitários do país e não é fácil ficar entre os primeiros e é por esse motivo que temos que enaltecer a importância do apoio da FURB, tanto com as bolsas de estudo quanto com a piscina e materiais de treino, juntamente com a Fundação Municipal de Esportes e a Apanblu", destaca o técnico Paulo Gonzales. Ele observa ainda que a conquista é inédita para a FURB na natação feminina e por isso tem uma importância muito grande para a Universidade, "que vê seu nome entre as entidades que apoiam o esporte em nível nacional e entre os primeiros. O resultado também é muito importante para essas atletas, verdadeiras guerreiras, que treinam, trabalham e estudam e com todas as dificuldades, conseguem trazer resultados tão satisfatórios para nossa cidade", diz Gonzales.
 
Sobre os JUBs 2019
 
Os Jogos Universitários Brasileiros – Fase Final 2019 são apresentados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, com a realização da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, Governo do Estado, Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. O comitê local foi formado pela Federação Universitária Baiana de Esportes e a competição contou com o apoio dos patrocinadores Spalding, Kempa, Supper Bolla e Onza e a parceria do Comitê, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania, com o patrocínio do Governo Federal.
 
Publicação: 28/10/2019 - 13h35 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/ Assessoria CBDU


Painel