Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


09/05/2019 - Espaços universitários no foco do Ateliê Vertical da Arquitetura

Locais de uso coletivo da Universidade Regional de Blumenau vão se transformar, de 13 a 17 de maio, em espaços de soluções criativas para envolver a comunidade acadêmica ainda mais com a comunidade externa. O projeto Ateliê Vertical, uma atividade curricular do Curso de Arquitetura da FURB, vai promover intervenções nos campi 1, 2 e 5. 
 
A proposta é criar novas pinturas em paredes, implantar horta comunitária, além de proporcionar espaços de convivência. A professora Keila Peixer, que integra a comissão organizadora desta edição do evento, observa que espaços coletivos eram uma das principais demandas vindas do campus 2. “Quando pensamos em espaços para intervenção aqui na FURB, soubemos da falta de locais de convivência no campus 2 onde os alunos pudessem descansar no intervalo das aulas ou mesmo desenvolverem atividades extras. Por isso, este será o foco no campus 2”, explicou.
 
É a primeira vez que o Ateliê Vertical ocorre somente em espaços da FURB. Nos outros anos, conforme a professora Rafaela Vieira, as atividades ocorriam fora da universidade, em outras instituições e escolas. “Neste momento, a gente sente a necessidade de se conhecer. E como a FURB é aberta à comunidade, nossas ações aqui dentro também vão servir à comunidade externa”, disse.
 
No campus 1 as intervenções terão lugar no corredor de acesso ao elevador no bloco I e blocos C e D, além do R e T. No campus 5 a proposta é de horta comunitária.
 
O Ateliê Vertical é uma atividade que faz parte do projeto político pedagógico do curso de Arquitetura; envolve alunos de todos os semestres, desde os calouros até a última fase, além de estudantes de outros cursos. A metodologia de ensino aproxima alunos e professores, buscando a solução para pequenos problemas, tornando espaços mais humanizados.
 
Quem quiser ajudar com doações e serviços voluntários durante este período pode se dirigir à recepção do Galpão de Arquitetura, em horário comercial e fazer o cadastramento. A organização pede almofadas ou enchimento para almofadas, piso de concreto permeável, grama em leiva ou mesmo bancos de jardim. O material será usado para execução de projetos de arquitetura de interiores e arquitetura paisagística dos espaços.
 
A FURB TV conversou com as professora Rafaela e Keila. Assista no vídeo abaixo.
Publicação: 09/05/2019 - 18h30 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC

Maio/2019 (alterar)



Painel