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20/05/2015 - Estudo aponta contribuição do PNT FURB ao ecodesenvolvimento

A mestranda Francieli Mara Heinz Neves, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, defende sua dissertação nesta sexta-feira (dia 22), a partir das 14h30min., na sala R-301 (campus 1).
 
A Orientadora do trabalho é a Profa. Dra. Cristiane Mansur de Moraes Souza. O título da dissertação é “Programa Novos Talentos - FURB, “Subprojeto educação para o ecodesenvolvimento com enfoque interdisciplinar”: uma contribuição para construção de projetos de ação territorial, Blumenau, SC”.
 
Integram, ainda, a banca examinadora: Profa. Dra. Luciana Butzke (Unifebe); Prof. Dr. Juarês José Aumônd (FURB) e Prof. Dr. Luciano Félix Florit (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Blumenau (SC) é 0,806 (PNUD, 2010), um dos mais altos registrados entre os munícipios brasileiros, e este fato leva o município a ficar fora de algumas políticas de incentivo a projetos locais. Esta questão prejudica o desenvolvimento de projetos direcionados às necessidades específicas da região.
 
Considerando-se, então, que a educação e a participação política constituem dois indicadores essenciais tanto do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) quanto da efetividade das estratégias de ecodesenvolvimento, destaca-se a importância de se investigar a viabilidade de novas práticas de educação conectadas à identificação de problemas e projetos locais, necessários ao desenvolvimento de processos de formação de cidadania e a construção de competências para estes projetos.
 
O Programa Novos Talentos - PNT-FURB “subprojeto educação para o ecodesenvolvimento com enfoque interdisciplinar”, vigente na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE) de Blumenau, é um projeto institucional de caráter inovador, que visa aproximar os cursos de graduação e pós-graduação às escolas públicas de educação básica do município. Este contribui à inclusão da interdisciplinaridade na formação dos professores e alunos da educação básica.
 
Neste contexto, a questão norteadora desta pesquisa foi: Quais as contribuições ao nível local do PNT - FURB, “subprojeto educação para o ecodesenvolvimento (E.P.E) com enfoque interdisciplinar”? Neste sentido, o objetivo central foi, pois, avaliar as contribuições em nível de desenvolvimento local do PNT - FURB “subprojeto EPE com enfoque interdisciplinar” à luz do enfoque de ecodesenvolvimento. A participação proativa nas etapas 2014 do PNT - FURB definiu uma metodologia de pesquisa-ação.
 
Os resultados alcançados, a partir da percepção dos alunos, apontaram desconhecimento sobre o enfoque do ecodesenvolvimento. Este fato sinalizou caminhos que os professores das escolas poderiam buscar para construir projetos de ação territorial. Os impactos e desdobramentos do PNT – FURB apresentaram resultados significativos, não só através da realização de projetos de ação territorial, mas também pelas produções cientificas apresentadas e publicadas em diversos eventos nacionais e internacionais. No ano de 2015 foi iniciada a aplicação dos projetos de ação territorial nas escolas municipais, o que abre o escopo de tema para continuidade da pesquisa.
Publicação: 20/05/2015 - 12h32 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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