Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


21/05/2019 - Evento sobre África com exposição, palestras e oficinas


Pelo quarto ano consecutivo, a Comunidade Africana de Blumenau (Afroblu), em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da FURB (NEAB), promove, entre os dias 22 a 25 de maio, a Semana da África. Alunos africanos, professores e público interessado estarão envolvidos em debates, exposições artísticas, rodas de conversa, palestras, desfile de moda, oficina de capoeira e uma festa de confraternização, sempre refletindo sobre a realidade do continente e exaltando a cultura africana.
 
O tema principal da IV Semana da África é “O Legado”, que propõe refletir sobre o estado atual dos países africanos. Segundo Sheila Lourenço, da organização e membro da Afroblu, o objetivo é “mostrar e valorizar a riqueza da cultura africana e desconstruir alguns conceitos sobre o continente, principalmente passar conhecimento para as pessoas a respeito da África e quem são os africanos que moram lá”.
 
A Semana da África já se consolidou em maio por ser um mês com um significado especial para os africanos, porque a data faz referência à comemoração de 51 anos da criação da antiga Organização da Unidade Africana, hoje União Africana.
 
A abertura do evento será na quarta-feira, 22 de maio, às 18h, com a exposição artística “Nossa Cara Preta” de Marcelo Rocha, no pátio da biblioteca universitária, no campus 1 da FURB. Seguindo a programação, acontece uma roda de conversa com o tema “Blumenau para estrangeiros”, no bloco R, sala 301, campus I.
 
Na quinta-feira, 23, as atividades começam às 18h30min, no galpão do curso de Arquitetura, onde o aluno mestrando Adjiff Pinto Ié abordará o tema “Os desafios da unidade africana”. Em seguida, haverá a palestra com o professor Marcos Rodrigues da Silva sobre “A palavra contemplada no legado afro da diáspora”. Às 20h30 o assunto será  “A essência do matriarcado africano” com o convidado Ermi Panzo. Para finalizar as atividades do dia, o mestrando Kout Tene conduzirá o debate sobre “África, um dos continentes ou a África é um país?”. 
 
Na sexta-feira, 24, a partir das 18h30, acontece a apresentação do livro “A fonte da inspiração”, do autor Ricardo Mpova. Em seguida os estudantes exibirão a dança “Samba vs Semba”, desfile de moda africana, sessão de poesia, shows musicais, além da presença do Grupo Maracatu Capivara e performances da dança do ventre, com Patricia Schneide. Todas as atividades ocorrerão no galpão de arquitetura.
 
A IV Semana da África termina no sábado, 25 de maio, com uma oficina e apresentação de capoeira no Parque Ramiro Ruediger. A FURB TV conversou com Sheila Lourenço e também com Otniel Acácio sobre o evento. Acompanhe no vídeo abaixo. 
Publicação: 21/05/2019 - 12h30 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC

Maio/2019 (alterar)



Painel