Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


14/04/2021 - FURB instala pontos de coleta do programa ACIB Recicla


A Universidade Regional de Blumenau (FURB) participa, nos meses de abril e maio, do ACIB Recicla, um programa que instala Pontos de Entrega Voluntário (PEV) em diferentes empresas e instituições para incentivar o descarte correto de eletroeletrônicos. A partir do ACIB Recicla, promovido pela Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), em parceria com a empresa Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, estão instalados atualmente na FURB dois PEVs.
 
O ponto de entrega localizado no térreo do Bloco K, no Campus 1 da FURB, é o PEV Itinerante, que circula entre as empresas participantes do ACIB Recicla. Já o PEV instalado no Centro de Inovação Blumenau, que fica dentro do Campus 2, será um ponto permanente onde toda a comunidade poderá descartar seus eletroeletrônicos sem uso.
 
Entre os materiais que podem ser descartados nos PEVs estão eletrodomésticos como ventiladores, micro-ondas, telefones ou ferros elétricos. A comunidade também pode descartar materiais como computadores, notebooks, celulares, e seus acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de CD, DVD ou BLURAY, aparelhos de som, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral, ou qualquer aparelho com componentes eletrônicos.
 
Não poderão ser destinados ao PEV materiais como lâmpadas, pilhas, baterias, toners e cartuchos de impressão, disquetes, CDs, DVDs, fitas VHS e eletrodomésticos contendo gases perigosos, como geladeiras, aparelhos de ar condicionado e fogões.
 
A FURB, seguindo a sua Política Ambiental, faz a destinação adequada de todos os resíduos que gera em suas atividades, sejam eles resíduos perigosos, sólidos recicláveis, de obras, resíduos comuns ou de saúde. E agora, através dos trabalhos institucionais do Sistema de Gestão Ambiental da Universidade, que procura fomentar a cultura ambiental e se alinhar ao conceito de Universidade Verde, os servidores, estudantes e a comunidade externa também têm a oportunidade de descartar seus eletroeletrônicos de forma responsável e adequada, contribuindo com a preservação ambiental.
 
A empresa Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos trabalha com a destinação adequada para esse tipo de resíduos eletrônicos, entre eles materiais de informática e eletrodomésticos, placas eletrônicas de circuito impresso (PCB), além de recolher máquinas mais complexas e peças de manutenção industrial como transformadores, painéis de controle e disjuntores.
Publicação: 14/04/2021 - 16h02 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel