Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


03/12/2019 - FURB reedita curso com 2ª maior coleção de fungos do mundo


Com participantes vindos do Peru e da Argentina para as aulas, ocorre de 9 a 12 de dezembro o curso de Taxonomia e Cultivo de Glomeromycota, ministrado pelo professor Sidney L. Stürmer, um dos mais conceituados estudiosos da área.
 
A formação tem como objetivo aprofundar o conhecimento do participante sobre a taxonomia, que é a ciência que lida com a descrição, identificação e classificação dos organismos, voltada para a área Glomeromycota, do Reino Fungi. “Estes fungos auxiliam no aumento da absorção de nutrientes pelas plantas, influenciam a diversidade de comunidades vegetais e auxiliam na estruturação do solo”, observa o professor.
 
Oferecido pela FURB há nove anos, o curso atrai mestres e doutores de diversas regiões do Brasil e até de outros países. “Isso acontece porque o curso é prático e os participantes têm a oportunidade de observar esporos de diversas espécies e que apresentam todas as características para identifica-los”, destaca Sidney.
 
Os esporos utilizados vêm da Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota, que está abrigada na FURB e representa a segunda maior coleção viva destes fungos no mundo.
 
“O curso apresenta os métodos básicos para cultivar os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), visto que os mesmos só conseguem ser cultivados na presença de uma planta. Pesquisas com esses fungos geralmente começam estudando a diversidade dos mesmos, em alguma área de interesse, e para isso o pesquisador precisa saber identificar as espécies e gêneros”, explica Stürmer.
 
Para inscrição e mais informações acesse www.furb.br/pos
 
O investimento é de R$ 500,00, alunos e servidores da FURB e pessoas com mais de 60 anos têm 20% de desconto. 
Publicação: 03/12/2019 - 16h40 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/Ingrid Leonel


Painel