Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


02/10/2020 - ITCP promove curso gratuito sobre permacultura


A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB), em parceria com o Instituto de Permacultura do Vale do Itajaí (IPEVI), promove gratuitamente o curso “Princípios da Permacultura e sua relação com a Economia Solidária”. Coordenado pelo professor Alessandro Guedes, do Departamento de Farmácia da FURB, o curso será realizado via plataforma Google Meet.
 
Segundo o permacultor Ademar Schneider Junior, presidente do IPEVI, “a permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis; o nome é uma contração das palavras Cultura e Permanência. O objetivo é a criação de sistemas que sejam ecologicamente corretos e economicamente viáveis”.
 
A Permacultura é baseada na observação de sistemas naturais, na sabedoria contida em sistemas produtivos tradicionais e no conhecimento moderno, científico e tecnológico, é uma filosofia de trabalho com a natureza e não contra. Tem como base ética o Ccidado com a terra (Pilar Ambiental), o cuidado com as pessoas (Pilar Social) e o cuidado com o futuro (Pilar Econômico), que dão alicerce aos princípios de planejamento utilizados na criação destes ambientes, assim como aplicáveis a uma filosofia de vida pessoal.
 
Este curso faz parte das ações do projeto de extensão universitária “A permacultura como forma de inclusão socioeconômica solidária sustentável” e têm por objetivos promover ações socioeducativas de formação em Permacultura e Economia Solidária; promover formas associativas de inserção no mundo do trabalho e reaplicar tecnologias sociais, em especial da permacultura, às famílias em condição de vulnerabilidade social.
 

As inscrições para o curso podem ser feitas até dia 05 de outubro, às 12h, através deste link 

 

Serão três encontros, no período vespertino, com a seguinte programação:

Dia 05/10 – Tema: Princípios da Permacultura

Dia 19/10 – Tema: Permacultura na Comunidade Urbana

Dia 26/10 – Tema: Permacultura e Economia Solidária

 

 

O material trabalhado serão os capítulos 1 e 8 da apostila de Introdução a Permacultura do Ministério da  Agricultura, disponível aqui

 

 

Aos estudantes da FURB, poderá ser emitida comprovação de horas AACCs ou declaração para o Artigo 170, mediante posterior solicitação.

 

Publicação: 02/10/2020 - 10h35 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC

Outubro/2020 (alterar)



Painel