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28/10/2019 - Mestrado de Educação conta com Daniel Lins em banca


Pensar a vida através da música é um dos focos da dissertação do aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FURB, Marco Aurélio Silveira. No trabalho denominado “Multiplicidades em devir: quando a música torna intenso o coração” o mestrando afirma que “podemos pensar a vida através da música, a intensidade da música, a força poética que atravessa a música e que, quando chega ao nosso corpo, nos transforma, muda o nosso jeito de pensar. Como pensar a MPB, o rock, ou vários estilos que, ao tocar nosso corpo, mudam o nosso pensamento”, exemplifica.
 
Para a sua banca de qualificação, realizada na última sexta-feira, dia 25 de outubro, Marco contou com um convidado ilustre. O sociólogo, filósofo e psicanalista Daniel Lins, que tem mais de 30 livros publicados e trabalha a estética, as artes visuais em uma experiência. A partir disso, o mestrando usou os trabalhos de Lins como referencial teórico e o convidou para a banca.
 
Antes da qualificação, Daniel fez uma palestra para os alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) sobre o livro “Bob Dylan – A liberdade que canta”. Na obra, Daniel propõe uma viagem através da música e da obra do cantor norte-americano, reconhecido como um ícone da contracultura. Em entrevista para a FURB TV, ele contou mais sobre o livro e a proximidade com o cantor de folk, vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2016, o qual não foi receber pessoalmente, como forma de protesto.
 
Já Marco, que é violinista, também aborda na dissertação como a disciplina de música é trabalhada nas escolas. Segundo ele, de modo geral, é abordada de forma muito rígida, “certinha”, com todos os alunos aprendendo o mesmo tema. “Proponho a música como a possibilidade para a vida. Assim, proponho pensar a música em experimentação e não como esse ensino rígido de música formal”, explica. Com auxílio teórico de músicas, poetas e da filosofia em modo geral, Marco une às experiências em lugares onde já trabalhou com música, como escolas, ONGs e escolas particulares à busca por um foco diferente do que é ensinado hoje. A dissertação deve estar concluída no início do ano que vem.
 
 
Publicação: 28/10/2019 - 15h57 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): Roseméri Laurindo


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