Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


01/03/2018 - Mestrando em Educação avalia práticas em inglês

Compreender sentidos construídos por licenciandas de um Curso de Letras sobre práticas de letramentos em inglês no contexto universitário. Este foi o objetivo do mestrando Caique Fernando da Silva Fistarol ao construir sua dissertação do Mestrado em Educação pela FURB. A defesa será nesta sexta-feira, dia 2 de março.

Orientado pelas professoras Adriana Fischer e Cyntia Bailer, Fistarol ouviu três acadêmicas que cursavam o 8º semestre de Letras.
 
Entre os resultados, observou-se que a apropriação dos discursos sobre a língua inglesa interfere na formação das identidades dos sujeitos, sugerindo que a escola permeou as atividades formais, informais e de lazer com o inglês, marcando a pedagogização dos letramentos.

A análise dos dados revela que as acadêmicas compreenderam, durante o curso, tais pontos como objetos de aprendizagem e não como ferramentas de ensino. De acordo com dados dos relatórios de estágio, na oportunidade de ministrar aulas, trabalharam os conteúdos da mesma forma gramatical que os professores que elas condenaram veladamente na fase de observação de aulas, apontando para a construção de sentidos que privilegiaram a manutenção das relações de poder vigentes.

Durante a prática, elas reconheceram que a teoria também não alcança todas as proposições para a formação docente. “Por isso, repensar o modo de auxiliar licenciandas a se tornar autônomas ao longo de práticas do contexto universitário, incluindo o período de estágio, é um caminho necessário para o desenvolvimento profissional de docentes de língua inglesa”, diz o resumo da dissertação.

Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação
Dissertação:
 Letramentos Acadêmicos: práticas em inglês na voz de licenciadas do Curso de Letras
Mestrando: Caíque Fernando da Silva Fistarol
Orientadoras: Adriana Fischer e Cyntia Bailer
Defesa: dia 02 de março (sexta-feira), às 14h, na Sala: I-305, Campus 1 da FURB

A defesa é aberta à participação da comunidade.
Publicação: 01/03/2018 - 14h52 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Março/2018 (alterar)

28/03/2018 27/03/2018 26/03/2018 23/03/2018 22/03/2018 21/03/2018 20/03/2018 19/03/2018 16/03/2018 15/03/2018 14/03/2018 13/03/2018 12/03/2018 09/03/2018 08/03/2018 07/03/2018 06/03/2018 05/03/2018 02/03/2018 01/03/2018


Painel