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25/11/2015 - Pesquisa discute a genética no ensino fundamental


A mestranda Erika Alessandra Rodrigues, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, defende nesta sexta-feira (27-11), às 14 horas, na sala I 201, Campus I, a dissertação intitulada A genética no ensino fundamental: análise de um processo de ensino a partir da perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Edson Schroeder.
 
A genética está presente no cotidiano dos estudantes, tanto como saberes específicos quanto como tecnologia, sendo importante ampliar as discussões sobre este tema no ambiente escolar. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as contribuições da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a aprendizagem de genética no ensino fundamental.
 
Metodologia
A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizou-se como participante e aconteceu em uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Indaial – SC. Os sujeitos foram 35 estudantes com idade entre 13 e 15 anos, cursando o oitavo ano do ensino fundamental e a professora de Ciências, que também é a pesquisadora. O desenvolvimento de uma Sequência Didática aconteceu relacionando-se o ensino de Genética e a abordagem CTS. Para a coleta de dados utilizou-se o diário de campo para os registros diários da professora pesquisadora, fotos e gravações em vídeo das atividades desenvolvidas em sala de aula. Além disso, utilizou-se questionários estruturados para verificar as concepções dos estudantes, produções textuais, modelizações, construção de mapa de conceitos coletivos, relatórios de atividades práticas, construção de glossários e socialização dos trabalhos produzidos. A análise foi organizada a partir de três categorias definidas a priori: conhecimento científico (os conceitos relacionados à genética); tecnologia (genética e suas tecnologias) e sociedade (genética e seus impactos sobre o cotidiano das pessoas).
 
Resultados
Os resultados evidenciam que as atividades propostas durante a Sequência Didática, a partir da abordagem CTS, contribuíram para a educação científica dos estudantes, que foram transformando suas compreensões no decorrer das aulas, posicionando-se de forma mais fundamentada e crítica em relação à tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os resultados, possivelmente, têm relação com a forma como a Sequência Didática foi proposta, que contemplou a participação ativa dos estudantes neste processo. Por tratar-se de uma pesquisa para um Mestrado Profissional, o produto educacional resultante da dissertação é um Portfólio temático/metodológico que relaciona os conhecimentos de Genética com ênfase no DNA, a partir da perspectiva CTS.
Publicação: 25/11/2015 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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