Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


15/07/2019 - Pesquisadores da FURB realizam estudo sobre nanotecnologia

Imagine o que pode ser um milhão de vezes menor do que um fio de cabelo; agora pense como trabalhar com esse material. É o que fazem os pesquisadores Gabriel Zeplin, estudante do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Regional de Blumenau e seu orientador doutor Eduardo Neiva, que pesquisam há mais de um ano a nanotecnologia na aplicação de dispositivos de armazenamento de energia, a exemplo das baterias de carros elétricos.
 
A nanotecnologia é uma ciência que se dedica ao estudo da manipulação dos materiais numa escala atómica, com estruturas entre 1 e 1000 nanômetros (unidade de medida equivalente à bilionésima parte de um metro). Na pesquisa realizada pelo mestrando em Química Gabriel Zeplin, o objetivo é utilizar esses materiais como supercapacitores, tornando as baterias mais potentes e ecológicas.
 
Segundo Zeplin a maioria das baterias possui uma grande quantidade de materiais pesados e solventes orgânicos, como o lítio que é altamente tóxico. Também liberam energia lentamente que prejudicam a potência do veículo. Na pesquisa são utilizados supercapacitores de nanomateriais em meio aquoso, no qual o solvente é água, que “além de ser importante para a parte tecnológica também é para a parte ambiental”, afirma o pesquisador.
 
Um dos materiais utilizados é o grafeno, uma forma cristalina do carbono como o diamante, tecnologicamente novo e ainda pouco pesquisado, mas “de grande importância devido suas propriedades maravilhosas”, explica Zeplin. Ele é formado por uma única camada de átomos e, de acordo com o pesquisador, essa composição faz com que ele tenha propriedades excelentes.
 
A proposta da pesquisa surgiu durante o pós-doutorado do professor e orientador do projeto, Eduardo Neiva, que já desenvolvia pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de novos materiais em escala nanométrica e sua aplicação em armazenamento de energia.
O projeto foi premiado na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que ocorreu em maio no município de Joinville, como um dos três melhores na categoria Química de Materiais. O evento é considerado o maior da área no Brasil e, além deste, outros 150 trabalhos foram apresentados em forma de painel.
 
Para o pesquisador Zeplin, depois de meses de preparação seguido de um ano e meio de pesquisa para conseguir todos os resultados “é muito gratificante ter o reconhecimento em nível nacional de uma pesquisa realizada aqui na universidade”. Ao pesquisarem a aplicação de dispositivos de armazenamento de energia, a exemplo das baterias de carros elétricos, os universitários contribuem para possíveis mudanças ao atual cenário de trânsito barulhento, com poluição e gerador de aquecimento global. 
Publicação: 15/07/2019 - 18h15 - CCM - Taynara Schemes | Foto(s): CMC/FURB TV


Painel