Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


30/01/2020 - Pesquisadores vêm discutir política, gênero e literatura

Os veteranos só voltam às aulas no dia 3 de março, mas o Centro Acadêmico e o curso de História da FURB já estão trabalhando na realização da semana acadêmica, agendada para maio, com o tema "Narrativas e Usos do Passado: Política, Gênero e Literatura". Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, a organização do evento abriu as inscrições para os interessados em propor simpósios temáticos. “Nosso objetivo é discutir de forma mais ampliada política, gênero e literatura”, afirma a representante do Centro Acadêmico, Thais Bublitz. Toda a programação foi escolhida por votações e questionários e montada pelos acadêmicos, com apoio dos professores.

 
E para fazer estas discussões, os estudantes convidaram pesquisadores e profissionais renomados internacionalmente. Entre os convidados está a ex-presidente da Associação Nacional de Profissionais de História, Joana Maria Pedro, professora que é considerada referência de estudos sobre gênero e feminismo na América. “Joana Maria Pedro é professora da UFSC e tem imensas contribuições à historiografia” observa Cristina Ferreira, professora do curso da FURB que também está na organização do evento.
 
Outro destaque é a presença da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ana Paula Caldeira, que aborda o ensino de História, “um dos pontos sempre privilegiados pela semana do curso é discutir a atuação do professor de História em sala de aula e a professora da UFMG vem falar sobre currículos para o ensino fundamental e médio”, cita Cristina.
 
A professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ângela Maria de Castro Gomes, referência sobre história política também está confirmada na programação, ela estuda o getulismo, a cidadania e os direitos do trabalho e é autora de inúmeros livros sobre o assunto. O encerramento da semana terá a presença de Luiz Costa Lima, da PUC do Rio de Janeiro, que fala sobre a relação entre história e literatura.
 
 “Um dos maiores objetivos do evento é fazer com que o ensino de História e as discussões mais importantes da área saiam do formato de sala de aula e adquiram corpo de evento para proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de aprender com renomados pesquisadores e professores de História de todo o Brasil” destaca Cristina.
 
E o momento atual não poderia ser mais propício às discussões sugeridas pelos estudantes, “os historiadores estão em alerta sobre a tendência atual de se negar os fatos históricos, tentando ignorar evidências, provas históricas e as pesquisas dos historiadores , colocando em voga o popular “achismo” sobre determinados eventos e movimentos históricos. Assim, é naturalmente importante a gente pensar sobre os usos do passado e as narrativas, conservando o necessário rigor acadêmico, que se exige na área de História, para se fazer afirmações contundentes sobre os usos do passado”, reforça Cristina. Para a professora, é  necessário cuidado, metodologia e preparo para que tudo isso possa ser feito cuidadosamente pelos pesquisadores.  
 
“Neste evento, vamos debater profundamente isto, estendendo também à participação dos professores das redes pública e particular, da região, do estado e também do Brasil, com objetivo de fomentar o aperfeiçoamento dos profissionais da área de História, que são os professores que estão em sala de aula, cotidianamente, com os alunos de ensino fundamental e médio”, sublinha a professora.
 
Por decisão dos estudantes, a participação dos professores das redes de ensino no evento é gratuita e os preços são diferenciados para quem ainda estuda (40 reais), é formado (50) ou é pós-graduando (60 reais). Profissionais de outras áreas também estão convidados a participar.
 
Toda a programação e as informações sobre como participar e se inscrever estão neste link.
 
Publicação: 30/01/2020 - 14h06 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel