Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


11/09/2019 - Pinturas contrapõem natureza e agronegócio


Espectros do Cerrado, da artista mineira Alessandra Cunha, abriu à visitação nesta terça-feira, 10 de setembro. Montada no Salão Angelim, na Biblioteca Universitária, a mostra é composta por pinturas bordadas sobre tecido e uma instalação de tecidos pendurados sobre carvão no chão. Tudo para chamar atenção para a destruição do segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado, que vem sendo devastado pelo agronegócio, de acordo com o olhar da artista.
 
Alessandra Cunha, ou Ropre, como também é conhecida, diz que a inspiração para “Espectros do Cerrado” nasceu de uma longa viagem feita de ônibus e na qual foi possível observar o ambiente no inverno, “seco e negro de queimadas que deixavam rastros de carvão e árvores retorcidas”, foi de onde surgiu também o nome da mostra.
“A possibilidade de realizar uma exposição de pinturas e levar uma discussão sobre natureza versus agronegócio intensifica a experiência dela com o público, estudantes e frequentadores da biblioteca. O público será levado a indagações atuais sobre o ecossistema e o sistema de exploração capitalista do meio ambiente, criando uma oportunidade de trocar percepções sobre o agronegócio que devasta, destrói e corrói a natureza”, ressalta a artista na apresentação da obra.
 
Ropre é formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia e já expôs em galerias e museus, no Brasil e no exterior, somando 250 exposições coletivas e 41 exposições individuais e uma residência artística.  Nas suas obras, pode se ver imagens e pinturas híbridas contemporâneas. Ropre já ganhou prêmios em salões e editais de artes. Em 2016, a artista participou em uma exposição no Museu de Arte de Blumenau (MAB).
 
Espectros do Cerrado segue aberta à visitação até o dia 26 de setembro, de segunda a sexta, das 7h30 às 21h45 e aos sábados de 8h às 17h, no campus 1. 
 
Esta exposição é uma das seis que foram contempladas pelo Edital PROPEX 11/2018 de Exposições Temporárias de Arte Visuais Salão Angelim 2019. 
 
 
 
Publicação: 11/09/2019 - 11h49 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/Ingrid Leonel


Painel