Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


31/01/2020 - Pós-Graduação recebe professores chilenos

Nos próximos dias 3 e 4 o Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGAD e Ciëncias Contábeis - PPGCC, por meio do grupo de Pesquisa em Organizações Complexas, liderado pela professora Maria José Domingues, recebem os professores Dr. Francisco Ganga Contreras e Dra. Wendolín Suarez Amaya.
 
O professor Francisco G. Contreras ministrará parte da disciplina de Gestão Universitária para os alunos do doutorado (PPGCC) no período da manhã de segunda, como uma das atividades de internacionalização do programa. Já a professora Wendolín Amaya participará, juntamente como o professor Francisco, de uma oficina sobre pesquisa e produção de artigos científicos. A atividade consta no calendário de formação para os professores e técnicos administrativos da FURB e acontecerá nos dias 3 e 4 no período da tarde. A participação é aberta a todos os servidores técnicos administrativos e docentes da FURB.
 
Os eventos fazem parte das atividades de internacionalização dos Programas de Pós-graduação da FURB, especialmente do PPGCC (doutorado e mestrado em Ciências Contábeis) e do PPGAD (mestrado). “Desde 2015, os programas, por meio do grupo de pesquisa em Organizações Complexas e Ensino Superior, vêm desenvolvendo atividades em parceria com universidades chilenas. Em 2019, as parcerias se estreitaram com a visita de sete professores das Universidades de Los Lagos, Universidade de Bio Bio e Arturo Prat à FURB, em setembro.
 
“Agora, em 2020, iniciamos as atividades do doutorado e mestrado com a participação do Prof. Dr. Francisco Ganga Contreras ministrando algumas aulas da disciplina de Gestão Universitária para o doutorado. Além disso, ele e eu somos orientadores do doutorando Thiago dos Santos”, conta a professora Maria José Domingues, que em outubro do ano passado visitou as universidades de Los Lagos e Bio Bio com uma série de palestras e orientações.
 
“Eventos como estes são importantes pois possibilitam a troca e compartilhamento de experiências que vão além dos conteúdos técnicos dos cursos. A experiência de conversar com profissionais de diferentes países, com línguas e culturas próprias, desenvolve outros conhecimentos necessários a um bom profissional da educação e da pesquisa”, observa Maria José.
 
Sobre a oficina, ela destaca como de “importância vital para que possamos aumentar a produção científica dos docentes da FURB, ligados ou não aos programas de pós-graduação. Trazendo importantes elementos para a valoração das atividades de pesquisa e seu compartilhamento por meio dos artigos científicos”.
 
Destacado pesquisador da área da educação com o tema Governanza Universitária, o professor Dr. Francisco Ganga Contreras foi pesquisador senior da Universidad de Los Lagos, (Chile) e hoje está vinculado à universidade de Tarapaca. Atualmente, leciona nos programas de pós-graduação e faz parte do PPGCC como professor visitante.
 
A professora Dra. Wendolin Suarez, leciona nos programas de pós-graduação da Universidad Arturo Prat (Chile) e foi co-editora de revista Scopus, na Venezuela.
 

Aos interessados na oficina, as inscrições podem ser feitas por meio do www.furb.br/servidor, na aba Gestão de Pessoas. 

Publicação: 31/01/2020 - 11h22 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel