Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


29/10/2019 - Premiação do concurso de novos talentos da literatura


Será nesta quarta-feira, 30 de outubro, a cerimônia de premiação do 2º Concurso Novos Talentos da Literatura “José Endoença Martins”, edição 2018/2019, no auditório do Bloco T, campus 1, a partir das 19 horas.
 
Lançado em maio do ano passado, o concurso tem por objetivo incentivar a escrita criativa e revelar novos escritores. Foi promovido pelo Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL), com o apoio do Centro Acadêmico dos Estudantes de Letras, do  Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) e também da Associação dos Professores da FURB (APROF).
Aberto a autores de qualquer idade, sexo e nacionalidade, o concurso aceitou obras inéditas em quatro categorias para Contos nos subgêneros: Fantasia, Policial, Terror e Lenda Urbana, além de uma categoria especial para Aldravias (poemas de seis versos, uni vocabular e de temática livre), sendo que cada autor pode inscrever apenas uma obra. Na noite desta quarta-feira, os três melhores autores de cada categoria receberão troféu e certificado de participação.
 
Os trabalhos inscritos foram selecionados para a premiação por um grupo de 38 avaliadores, professores da FURB e de outras instituições de ensino superior. “Foi um trabalho árduo porque não fizemos uma pré-seleção, uma vez que o objetivo do concurso é revelar novos talentos. O grande número de inscritos fez adiar a data da premiação, que estava prevista para semana Acadêmica de Letras, em maio. Recebemos 472 obras inscritas e acredito que venceram as melhores”, observa a professora Valéria Mailer, da organização do concurso. As obras devem resultar em um e-book, mas em uma etapa posterior de trabalho, segundo a professora.
Das obras inscritas Santa Catarina apresentou 24; São Paulo, 143; Rio de Janeiro, 64; Minas Gerais, 42; Paraná, 18 e Rio Grande do Sul, 14. Houve também obras inscritas da França, Grécia, Itália, México, Moçambique (3) e Portugal (5).
 
A seguir, a lista dos premiados e a respectiva obra:
 
 Categoria FANTASIA
 
1º - Neander Südel Ruthzatz (Quem é o Lobo? O Rei é o Lobo ou o Lobo é o Rei?)
2º - Francisco Emílio Pereira da Silva (Lobo Mau Bonzinho)
3º - Simone Lopes de Mattos (O Conto Dourado)
 
 Categoria Conto POLICIAL
 
1º - Romário Lima Silva (O Papa-Osso)
2º - Vitor Camargo de Melo (Roda Viva)
3º - Alex Alexandre da Rosa (Dois Coelhos)
 
 Categoria TERROR
 
1º - Anamara Oliveira Souza (A Cachoeira Assombrada)
2º - Bárbara Nitsche Leidens (O Suplício de Um Almoço)
3º - Tatianny Cristina Gosuen de Souza (Listrados)
 
 Categoria LENDA URBANA
 
1º - Gabriela Correa (A Triste Pós-Vida de Uma Loira do Banheiro)
2º - Caroline Alves (A Inconfidente)
3º - Regina Ruth Rincon Caires (Vicentão, O Semideus)
 
Categoria Especial ALDRAVIAS
 
1º - Karita Helen da Silva (Nos Toques Sutis das Aldravias)
2º - Rosa Maria Soares Bugarin (Ressignificâncias)
2º - Vitoria Borges Bulhões (Texto Marca Pessoa Caneta Marca Texto)
Publicação: 29/10/2019 - 16h04 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/Ingrid Leonel


Painel