Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


13/04/2021 - Prêmio de Inovação revela vencedores em 27 de abril


No próximo dia 27 de abril serão conhecidos os vencedores do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, realizado pela Fapesc, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Os finalistas serão premiados de acordo com a colocação entre os três. Os primeiros lugares com R$ 15 mil, segundos com R$ 10 mil e terceiros lugares com 5 mil reais. A cerimônia será realizada totalmente online no dia 27 de abril, a partir das 14h. Quem quiser acompanhar, poderá assistir pelo YouTube da Fapesc ou pelo Facebook
 
Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, os objetivos do prêmio são incentivar a geração de inovação e reconhecer pessoas, empresas e organizações que inovam em todo o Estado. “Além de fomentar e apoiar, precisamos inspirar as pessoas. O Prêmio Inovação Catarinense é um misto de homenagem, reconhecimento e incentivo”, destaca. 
 
Nessa edição, a Fapesc recebeu número recorde de inscrições com 226 candidatos. “Ficamos surpreendidos com a diversidade de projetos submetidos ao Prêmio Inovação Catarinense, o que demonstra a qualidade e a presença da ciência, tecnologia e inovação por toda Santa Catarina”, comenta a gerente de Inovação da Fapesc, Gabriela Mager. 
 
A Fapesc já realizou oito edições do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer.
 
AGIT
 
A Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que atua para fortalecer as ações de inovação tecnológica, incentivando parcerias com os setores público e privado está entre os três Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) mais inovadores de Santa Catarina e é finalista do Prêmio Inovação Catarinense “Professor Caspar Erich Stemmer” Edição 2020. 
 
Sobre a atuação da AGIT, o coordenador da agência, professor Dr. Vinicyus Rodolfo Wiggers explica que, “a agência se coloca como sendo um ponto de referência para recepção e atendimento das demandas da sociedade, agindo como um intermediador e facilitador para encontrar meios de a FURB auxiliar na solução de problemas, seja através de convênios, parcerias, prestações de serviços ou licenciamentos”.
 
Desde dezembro de 2020, a AGIT está instalada no Centro de Inovação Blumenau (CIB), ao qual foi selecionada na categoria Empresas com Projetos Inovadores.
 
Projeto Acadêmico   
 
Representado por Gustavo Serpa, o projeto acadêmico desenvolvido por ele e pelos estudantes do curso de Engenharia Civil, Ane Serpa, Édrei Araldi e Laís Pedrini está entre os três mais inovadores de Santa Catarina. O Esquadro de Passagem de Tubulação Autonivelante (EPTAN) tem como objetivo maximizar a produtividade e eliminar o retrabalho gerado pelo método convencional aplicado na construção civil.
 
“O EPTAN vai ser colocado na fôrma da laje e pregado nas quatro extremidades, assim, a base niveladora vai garantir que o cano fique no prumo, sem ficar torto, evitando todo o retrabalho. A maior vantagem vai ser o ganho de produtividade da obra”, explicou Gustavo.  
 
O produto também tem um caráter sustentável, sendo inovador em dois sentidos, na sua concepção enquanto produto e aplicabilidade na construção civil e na matéria prima de sua composição, que é oriunda de resíduos sólidos – Classe II (lixo, produtos que não possuem mais valor agregado no mercado), como por exemplo blackout de cortinas, plásticos em geral, tecidos, embalagens, entre outros. 
 
Os estudantes desenvolveram o EPTAN orientados pelo geógrafo, professor Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira, indicado na categoria Professor Inovador do Prêmio.
 
Para a edição deste ano, a Fapesc vai fazer uma ação especial para que as pessoas saibam um pouco mais sobre os finalistas. Serão divulgados diariamente nas redes sociais vídeos de professores, alunos, empresas e órgãos explicando suas inovações. 

Finalistas por categoria
 
Agente da Inovação
Cláudio Alcides Jacoski (Unochapecó) (Chapecó)
Paulo César Lock Silveira (Unesc) (Criciúma)
Régis Henrique Gonçalves e Silva (UFSC) (Florianópolis)
 
Professor Inovador 
Carlos Rutz (Escola Estadual Básica Bom Pastor) (Chapecó) 
Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira (FURB) (Blumenau) 
Rodrigo Barichello (Unochapecó) (Chapecó)
 
Jovem Inovador
Camila Vanin e Netaly Ghidolin Conte (Escola Estadual Básica Bom Pastor) (Chapecó)
Daniel Verdi do Amarante (IFSC) (Rio do Sul)
Jean Claude Rossa (Escola Estadual Básica Bom Pastor) (Chapecó) 
 
Projeto Acadêmico Inovador
Gustavo Serpa (FURB) (Blumenau) 
Kamili Guimarães da Silva e Marcelo Loch (UniSATC) (Criciúma) 
Larissa Sobolewski Magassy Baptista e Manoela Karolina Ribeiro Santos (UFSC) (Florianópolis)
 
Inventor independente 
Sebastião Luiz Vieira (Blumenau) 
Silvia de Souza Vaccari (Chapecó)
 
Empresa Inovadora
Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil (Florianópolis)
Betha Sistemas (Criciúma)
Termotécnica (Joinville) 
 
ICT Inovadora
Agência de Inovação Tecnológica AGIT (FURB) – AGIT FURB (Blumenau)
Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) (Criciúma)
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves (Concórdia) 
 
Inovação em produto
Brasilrad – Consultoria em Radioproteção (Florianópolis) 
Dayback Energy (Florianópolis)
Playmove Indústria e Comércio (Blumenau) 
 
Inovação em Serviço ou Processo
BRF (Chapecó) 
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) (Florianópolis)
Metalúrgica Riosulense (Rio do Sul)
 
Inovação de Impacto Socioambiental 
Eco Têxtil Indústria e Comércio de Máquinas Recicladora Têxtil (Luzerna)
Kêmia Fabricação de Equipamentos para Tratamento de Efluentes (Chapecó)
Sulgesso Indústria e Comércio (Imbituba) 
 
Governo Inovador
Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) (Florianópolis)
Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) (Florianópolis)
Município de Itajaí
 
Publicação: 13/04/2021 - 15h47 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel