Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


22/10/2019 - Recital de violão e música flamenca na Universidade


O violonista Rafael Mar lança seu primeiro álbum solo, intitulado “Hi-Fi”, nesta quinta-feira, 24 de outubro, em recital didático e gratuito na Universidade Regional de Blumenau (FURB), às 19 horas, no auditório do Bloco J, no campus 1.
 
O álbum Hi-Fi foi contemplado pelo Prêmio Herbert Holetz, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) e o projeto conta com atividades gratuitas e abertas ao público em geral, como é o caso do recital realizado na FURB.
 
Rafael Mar é violonista, graduado em Música com especialização em Flamenco pelo Conservatório Superior de Música Rafael Orozco, de Córdoba/Espanha. Iniciou seus estudos em música, em 1996, na cidade de Blumenau onde foi aluno/bolsista no Teatro Carlos Gomes em violão clássico sob orientação do professor Renato Mor. Estabeleceu-se na Europa em 1999, residindo em diversos países como Alemanha, França, Hungria e Espanha. Possui formação em "Jazz, Big Band e Músicas Atuais" pelo Conservatório Nacional Regional de Amiens/França. Na Escola ATLA – Paris/França frequentou aulas particulares e workshops com Sylvain Luc, Romane, Louis Winsberg, Claude Worms, Alain Faucher e Kiko Loureiro.
Em 2018 recebeu o Prêmio Herbert Holetz do Fundo Municipal de Apoio à Cultura da Fundação Cultural de Blumenau, que proporcionou a realização de Hi-Fi, seu primeiro disco autoral.
 
Hi-Fi é uma obra musical para violão solo, com 12 composições que descrevem cenas específicas da vida do autor. Dessa forma, o álbum é também uma experiência autobiográfica e, segundo o compositor, seu título remete à busca de uma pureza sonora. “É um dever do artista expressar sua essência com fidelidade, em sua vocação, neste presente que é a passagem pela terra”, afirma Rafael Mar.
 
Em sua música – tanto como intérprete de guitarra flamenca e violão erudito, quanto como compositor e solista –, o artista busca um formato sóbrio e intimista, em que fica evidente o gosto pela música de alta performance e o cuidado com a qualidade, a fidelidade e a pureza sonora naturais do seu instrumento.
 
Embora não seja um álbum dedicado ao violão Flamenco, a obra está permeada por elementos próprios do gênero. As composições falam de sua infância em Blumenau, da passagem para a vida adulta, da influência de seu avô que era músico amador, da inspiração no mar e dos anos em que viveu longe de sua família e amigos, em uma linguagem completamente submetida à expressão íntima do artista. A única composição estritamente flamenca contida no disco é a faixa Silence. A música se trata de um "silencio" - seção formal de uma coreografia tradicional flamenca – e representa os anos em que Rafael abriu mão do seu trabalho de composição para aprofundar-se nos estudos do cancioneiro tradicional do Sul da Espanha. O álbum estará disponível tanto em formato físico (CD) quanto nas plataformas digitais, por meio da fanpage do artista no Facebook Rafael MAR Music.
 
Publicação: 22/10/2019 - 15h31 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/ Cristiano Prim


Painel