Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


28/08/2020 - Reitoras defendem comunitárias e reforçam papel social


Defender as universidades comunitárias e fortalecer a atuação conjunta por meio da Associação Catarinense de Fundações Educacionais, ACAFE, reconhecendo a importância destas como propulsoras do desenvolvimento de Santa Catarina foi o pedido das reitoras Marcia Sardá Espindola (FURB), Luciane Ceretta (Unesc) e Solange Spradel da Silva (UnC) no colóquio promovido pela Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense, APEC.  
 
Convidadas a discutir o tema “Educação Superior na atual crise: desafios e ações em entidades comunitárias catarinenses”, as reitoras apresentaram as estratégias que têm adotado no enfrentamento à pandemia para garantir a sustentabilidade das instituições.
 
A reitora da Universidade Regional de Blumenau destacou iniciativas como o credenciamento de Organizações Sociais (OS) para facilitar o trâmite na oferta de cursos e prestação de serviços. “Por sermos uma instituição pública, nossos processos são mais lentos, pois dependemos, em muitas ações, da aprovação do poder público municipal. Com as OS, ganhamos agilidade”, pontuou Marcia. A FURB credenciou o Instituto Gene para mediar a prestação de serviços à comunidade e a Fundação Fritz Muller para a oferta de cursos e especializações. O Colaboratório, iniciativa que visa reunir demandas do setor produtivo que poderão ser solucionadas e abordadas em projetos de pesquisa como os trabalhos de conclusão de curso da Universidade, também foi destacado pela reitora, assim como o Distrito da Inovação, que abriga o Centro de Inovação de Blumenau, localizado no campus 2 da FURB.
 
A opinião das três é unânime quanto à necessidade de financiamento estudantil para assegurar a permanência do aluno no ensino superior e a inviabilidade do FIES e a importância do UNIEDU também foram abordadas no colóquio. Como instituições comunitárias, FURB, Unesc e UnC têm nas mensalidades a principal fonte de custeio. “Para nós, na FURB, os recursos repassados pelo Governo do Estado têm sido de fundamental importância. Embora tenha mudado as regras de seleção dos estudantes, o Governo aumentou em 73% o recurso destinado à FURB já em 2019, e manteve este valor em 2020, além do recurso extra anunciado em 21 de agosto”, registra a reitora da Universidade de Blumenau.
 
Para Solange Spradel da Silva, reitora da UnC, o aporte de recursos via UNIEDU também é importante, mas não suficiente para garantir a manutenção da instituição. “Nossos investimentos vêm das mensalidades e dos ajustes de despesas que fizemos. Os repasses via Artigo 170 possibilitam um acesso mais amplo, de estudantes que sem este auxílio de fato não teriam condições de estar na universidade”, observou.  
 
Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a integração com as prefeituras também é relevante é importante que as comunitárias estabeleçam relações significativas em todas as instâncias. “Nossas instituições são perenes, as relações com os setores produtivo e público precisam ultrapassar as pessoas”, disse.  
 
As contribuições das IES ao desenvolvimento regional ficaram ainda mais evidentes com a pandemia, consideram as reitoras. “As universidades comunitárias foram protagonistas de inúmeras soluções demandadas nos últimos meses e novas oportunidades estão sendo construídas”, apontou Ceretta.  
 
“Não é possível imaginar nossas regiões sem o patrimônio intelectual das nossas universidades, que se constituem verdadeiros polos de desenvolvimento no Estado”, reafirmou a reitora da FURB, que destacou também o trabalho feito pela ACAFE para fortalecer o sistema de instituições comunitárias. “Somente a FURB, por meio de projetos de extensão, alcança diretamente mais de 160 mil pessoas e impacta, indiretamente, em uma população regional de quase 630 mil habitantes”, pontuou a reitora Marcia.  
 
O colóquio foi realizado pela Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense, APEC, em 27 de agosto, com transmissão ao vivo pelo canal da APEC no YouTube.
 
Publicação: 28/08/2020 - 20h18 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC

Agosto/2020 (alterar)



Painel