Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


24/11/2014 - Seminário discute ilhas de racionalidade na aprendizagem

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, promove nesta segunda-feira (24-11), às 14 horas, na sala S 209, o seminário Ilhas interdisciplinares de racionalidade: conceito de proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos alimentícios. O trabalho de pesquisa foi feito pela mestranda do programa Josiane Bernz Siqueira, orientado pela  Profa. Dra.  Rosinéte Gaertner.
 
As Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade - IIR é uma metodologia de ensino voltada para  a Alfabetização Científica e Tecnológica proposta por Gérard  Fourez, que visa a formação de estudantes críticos, autônomos e que saibam negociar perante situações que demandam atuação incisiva na sociedade.
 
Metodologia
O objetivo principal deste seminário é relatar a aplicação da metodologia em uma turma do 8º ano de uma escola municipal da rede pública  de  ensino  de  Gaspar  (SC),  a  partir  do  contexto  Rótulos  Alimentícios  e  a Proporcionalidade.  Para  isso  será  apresentada  as  etapas  propostas  por  Fourez  e  o  seu desenvolvimento em sala de aula, sendo: (Etapa 1) elaboração de um clichê da situação estudada: os estudantes manusearam rótulos de alimentos e identificaram informações que  não  compreendiam;  (Etapa  2)  elaboração  de  um  panorama  espontâneo: selecionamos  as  dúvidas  mais  pertinentes  e  categorizamos  disciplinas  e  especialistas que  poderiam  ajudar  a  responder  tais  questionamentos;  (Etapa  3)  consulta  aos especialistas:  tivemos  palestras  com  engenheiro  químico,  nutricionista  e  professor  de marketing;  (Etapa  4)  ida  à  prática:  visitamos  uma  fábrica  de  palmito  e  conhecemos desde  a  produção  até  a  rotuladeira;  (Etapa  5)  abertura  aprofundada  de  alguma  caixa preta  para  buscar  princípios  disciplinares:  estudamos  conteúdos  conceituais  de matemática,  ciências,  artes  e  filosofia.  Caixa  preta  são  conceitos  ainda  desconhecidos pelos estudantes; (Etapa 6) esquematizando a situação pensada: construímos uma tabela
nutricional;  (Etapa  7)  abrir  algumas  caixas  pretas  sem  a  ajuda  de  especialista: pesquisamos algumas informações como: porção e peso líquido na internet; (Etapa 8) elaborar uma síntese da Ilha de Racionalidade produzida: fizemos um bolo de caneca e produzimos  os  rótulos  com  imagem,  tabela  nutricional,  validade,  fabricação, ingredientes,  entre  outras  informações. 
 
Resultados
Os  resultados  do  trabalho  evidenciam  que  o ensino  quando  apresentado  de  forma  contextualizada  e  articulada  de  maneira interdisciplinar  provoca  nos  estudantes  a  vontade  de  construir  seu  próprio conhecimento, de modo mais sofisticado, promovendo a Alfabetização Científica.
 
Publicação: 24/11/2014 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Novembro/2014 (alterar)

28/11/2014 27/11/2014 26/11/2014 25/11/2014 24/11/2014 21/11/2014 20/11/2014 19/11/2014 18/11/2014 17/11/2014 14/11/2014 13/11/2014 12/11/2014 11/11/2014 10/11/2014 07/11/2014 06/11/2014 05/11/2014 04/11/2014 03/11/2014


Painel